Iniciativa acontece há 4 anos e já capacitou mais de 900 estudantes
Pelo quarto ano consecutivo, a ANEFAC oferece, a estudantes, o Projeto Solidário “IR para Todos”, treinamento abordando as regras, o preenchimento e a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Faz tempo que as atividades empresariais tinham um significado meramente econômico, essa barreira já está ultrapassada. Hoje, a sociedade exige práticas e comprometimento das empresas com comportamentos éticos e transparentes perante situações de vulnerabilidade social, econômica e ambiental.
O Projeto “IR Para Todos” é uma ação solidária da ANEFAC – uma simples atitude que pode mudar a vida de muita gente. Quando chega a época de declarar o IR as dúvidas em relação ao preenchimento e pagamento à Receita Federal acompanham os brasileiros. O projeto, que acontece desde 2017, visa a capacitação de estudantes para atendimento à comunidade. A iniciativa nasceu da atual presidente regional São Paulo da ANEFAC, Marta Pelúcio, que sediou o primeiro evento em sua empresa, a Praesum Contabilidade Internacional. Com a colaboração dos profissionais Antonio Correia, Gemau Halla, Gerson Grecco e João Burke, que participaram de todo o processo de capacitação. No primeiro ano, o evento contou com a participação de 225 alunos da UNIP (Universidade Paulista) e Centro Universitário FMU.
O “IR para Todos” já capacitou mais de 900 alunos. A entidade reconhece o poder transformador desse projeto, que só faz o bem! Para a ANEFAC, enquanto entidade, promovendo seu papel ético e reforçando sua bandeira de Educação Financeira perante a sociedade. Para os alunos, agregando conhecimento, proporcionando uma experiência única de trabalho voluntário e iniciando sua carreira contábil com a prestação desse serviço. E para as comunidades locais atendidas que passam a receber uma assistência de qualidade no que diz respeito ao IR.
A ação tem como objetivo levar conhecimento, preparar e multiplicar. “Todos os anos a ANEFAC disponibiliza instrutores, altamente capacitados, que, voluntariamente, abraçam o projeto e dividem o seu conhecimento com os alunos, futuros profissionais da área contábil. Tornou-se um evento disputado e muito aguardado pela relevância do assunto e pela necessidade de obter informações para cumprir as exigências da RF. É um evento bastante disputado do qual os alunos gostam muito. O retorno é sempre favorável e com muitos elogios. É isso que nos estimula a continuar a oferecer e a organizar o treinamento, contando, sempre, com a parceria da ANEFAC”, explica Maria José Teixeira, coordenadora geral técnica do Curso de Ciências Contábeis da UNIP.
Para 2020 foram agendadas duas datas, mas canceladas por conta do Coronavírus. A previsão era preparar, em média, 300 alunos. O treinamento seria realizado nas dependências da UNIP, no Campus Paraíso, e contaria com a presença, além de professores da casa, com os instrutores e a colaboração do pessoal de apoio da ANEFAC. Todos os anos as inscrições são realizadas pela entidade, que por meio de seus colaboradores, faz o controle, entra em contato com os inscritos, envia todas as informações e providencia a emissão dos certificados de participação. Segundo Teixeira, como a grande procura chega e exceder o número de vagas, os alunos são selecionados por ordem de inscrição. “Além disso, durante o coffee-break, professores, instrutores e alunos aproveitam para trocar informações, sanar dúvidas e receber orientações, num clima de descontração que possibilita a integração de todos os participantes do evento”, diz.
Os alunos veem, nesse treinamento, a oportunidade de aproximar a teoria à prática. E assim são instigados a fixar os conteúdos aprendidos. No mesmo momento em que recebem as informações teóricas sobre as regras e normas relacionadas à legislação, lhes é mostrado como aplicar essas informações nos quadros que compõem a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. “Mas conhecer o programa e entender onde colocar cada informação é fundamental. No treinamento, contamos com a participação de alunos que já têm conhecimentos sobre as regras e sobre o programa do IR, mas veem a oportunidade de sanar dúvidas com profissionais especializados, pois a cada ano surgem novas regras e, consequentemente, novas dúvidas”, complementa Teixeira.
Por outra lado, também participam os alunos que ainda não tiveram nenhum contato com o programa da Receita Federal. Para esses, segundo ela, tudo é novidade, e saem do treinamento com informações importantes, desde quem deve declarar, quem pode ser considerado dependente, como são feitos os cálculos, como preencher os quadros e até como a declaração deve ser.
Igor Siqueira Silva, aluno da UNIP de Ciências Contábeis, foi um dos beneficiados com o projeto “IR para Todos”, para ele, ter participado, do treinamento da ANEFAC, foi uma experiência surreal. “Junto com os meus colegas consegui, sem sombra de dúvidas, absorver o máximo de conhecimento passado pelos profissionais que nos acompanharam”, relata.
Ao complementar, Silva, expõe que após o treinamento teve a oportunidade de aplicar o conhecimento no plantão de IRPF, onde, junto com um grupo de alunos, atenderam a população, aos finais de semanas, com o objetivo de auxiliá-los a declarar de forma fidedigna, e o mais completa possível minimizando, ao máximo, a chance de erros por parte dos contribuintes. “Logo, concluo que esses três anos de participação, nos treinamentos da ANEFAC e plantões realizados pela UNIP, ajudaram de forma grandiosa no meu desenvolvimento como profissional a ponto de estar preparado e com a expertise necessária para auxiliar e compartilhar o conhecimento quando o assunto é IRPF”, agradece.
O plantão UNIP, ou o atendimento na elaboração da declaração do imposto de renda pessoa física partiu, a princípio, do compromisso da universidade em criar projetos e ações voltados à comunidade. “O objetivo é a inclusão social e a promoção de prestação de serviços de assistência técnica na solução de problemas da comunidade. Coube ao curso de Ciências Contábeis conduzir o projeto de atendimento à população na elaboração da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Encontramos na ANEFAC o Projeto Solidário “IR para Todos” e vimos, aí, a grande oportunidade de estabelecermos uma forte parceria”, diz Teixeira.
Vale ressaltar, que o imposto de renda, vilão na vida financeira de muitas pessoas, pode ser encarado como oportunidade de ajudar, basta uma simples atitude. Empresas e pessoas físicas podem doar parte do imposto de renda devido, no momento da declaração, para instituições de cunho social, assistencial ou cultural, e desta forma, contribuir com o desenvolvimento da comunidade local. As pessoas jurídicas podem realizar a doação de 1% do IR devido, já as pessoas físicas podem doar até 6% do IR devido no momento da declaração.
A ANEFAC apoia e incentiva essa atitude. Vamos transformar o Leão em nosso amigo!