Membros da diretoria e associados da ANEFAC palestraram na 26ª CONVECON
Evento, que acontece a cada dois anos, reuniu mais de 3 mil profissionais em São Paulo
A 26ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (CONVECON), que aconteceu de 4 a 6 de novembro, em São Paulo, foi repleta de momentos marcantes, painéis inspiradores e experiências que transformaram a vida daqueles que participaram deste, que foi um marco na Contabilidade paulista.
O evento contou com 3.271 participantes, 30 expositores e 42 painéis nos três dias de evento, e trouxe as principais tendências de todos os segmentos da área contábil. A ANEFAC é uma das Entidades Congraçadas do Estado de São Paulo, grupo responsável pela organização da CONVECON, e fez a indicação de vários especialistas que palestraram sobre os mais diversos assuntos.
………………………………
Painel: A visão do CEO\CFO\Contador na liderança das Maiores e Melhores Empresas de SP (A relevância da contabilidade)
As informações contábeis são muito relevantes para que o CEO possa divulgar a situação da empresa ao mercado: essa afirmação foi enfatizada pelos palestrantes Rodrigo Araújo Alves, gerente de Contabilidade e Tributário da Petrobrás, empresa ganhadora do Troféu Transparência 2019 – Prêmio ANEFAC-FIPECAFI-SERASA EXPERIAN, e Ulysses Magalhães, sócio de auditoria da KPMG e head de contabilidade da ANEFAC e pelo moderador Milton Toledo, presidente nacional da entidade.
A visão do contador da situação da empresa é de fundamental importância para definir a direção estratégica do negócio e se aplica a empresas de todos os portes. As metas e objetivos fazem parte da estratégia definida pelo contador e deve apresentar resultados que agreguem valor ao negócio.
Além da visão do contador para a estratégia dar certo, também os valores são importantes para o serviço que o contador vai oferecer à empresa. Valores como integridade, honestidade, comprometimento, melhoria contínua e qualidade são fundamentais para a liderança em qualquer empresa.
………………………………
Painel: Startups aplicadas à Economia Colaborativa
Em um cenário cada vez mais dinâmico e competitivo, soluções tecnológicas trazem respostas aos novos desafios que se apresentam. Como estas ferramentas se aplicam à contabilidade e como as startups têm contribuído para uma Economia Colaborativa, foram os temas tratados neste painel que teve a moderação de Ricardo Aparecido Santos, diretor executivo de empreendedorismo e startup da ANEFAC.
“O setor contábil está em plena disrupção, mas poucos estão conseguindo aproveitar esse momento e sair na frente. A evolução tecnológica pode gerar novas receitas e a melhoria da percepção de qualidade do cliente”, destacou o especialista em planejamento financeiro Goldwasser Pereira Neto, CEO da Accountfy.
“A tecnologia está mudando a forma como realizamos tarefas em várias profissões. É preciso desenvolver novas capacidades e a tecnologia é uma aliada para isso”, completou a executiva de desenvolvimento de Negócios da IBM Brasil e vice-presidente adjunta de tecnologia da ANEFAC, Lilian Primo Albuquerque.
………………………………
Painel: Profissionais da contabilidade: Transparência nos Relatórios Contábeis e Financeiros (Troféu Transparência)
Com moderação de Marta Pelúcio, presidente regional da ANEFAC São Paulo, o painel “Transparência nos Relatórios Contábeis e Financeiros” trouxe como palestrantes o presidente do Comitê de Auditoria do Metrô SP, Jerônimo Antunes, vencedor na categoria Contabilidade do Prêmio ANEFAC Profissional do Ano de 2019 da entidade, e a sócia da Praesum Contabilidade Internacional e diretora executiva de normas internacionais de contabilidade da associação, Cecília Moraes Santostaso Geron.
Os benefícios que a transparência traz para as organizações, os principais desafios e a necessidade de se promover este princípio de forma eficiente também nas pequenas e médias empresas foram alguns dos tópicos tratados pelos painelistas.
“Infelizmente, ainda há um caminho longo para que as empresas de pequeno e médio portes atinjam o mesmo nível de transparência das grandes empresas”, falou Antunes.
………………………………
Painel: O fortalecimento da ética na nova linguagem dos negócios: uma revolução sem fronteiras
A postura ética nos negócios é vital para as empresas que desejam ter vida longa. O head adjunto de tributos da ANEFAC, Roberto Fragoso, lembrou casos de quebra da ética de empresas como a Enron, que gerou um grave problema ao mercado e aos profissionais que lá trabalhavam, no painel que teve a moderação de Mauro Jacob, presidente regional da ANEFAC Rio de Janeiro.
Todas as empresas precisam estabelecer uma postura ética em seus relacionamentos seja qual for o cenário imposto pelo mercado, dos mais favoráveis aos mais adversos. Ética pode ser entendida como um conjunto de regras e preceitos de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade, que pode ter origem na família ou no ambiente onde viveu.
Samanta Maguetta, diretora executiva do comitê jurídico da ANEFAC, alertou sobre as penalidades que podem ser impostas a quem falta com a ética. “O responsável por um ato ilegal contra o Fisco, por exemplo, se reflete no caixa do Estado, gerando danos para a sociedade e pode ser enquadrado em vários códigos penais”, disse ela.
A postura ética se reflete na forma como a empresa oferta seus bens e serviços. O fortalecimento da ética expressa valores que serão lembrados pelos clientes e pelo mercado.
………………………………
Painel: Certificação Internacional como diferencial de desenvolvimento profissional
A carreira do contador gerencial e os benefícios de uma certificação internacional para a carreira foram os principais pontos deste painel, com a moderação de Emerson Weslei Dias, vice-presidente de Capital Humano da ANEFAC.
A diretora de Business Development do Institute of Management Accountants (IMA), Lisa Beaudoin, deu ao público um panorama da carreira do contador gerencial no mundo e sobre como obter a certificação CMA (Certified Management Accountant).
Profissionais registrados e estudantes cadastrados no CRCSP que pretendem obter sua certificação internacional contam com uma facilidade a mais. Graças a um convênio firmado em 17 de junho de 2019, registrados no Conselho têm descontos na filiação ao IMA e na obtenção da certificação CMA.
Segundo Clodiana Alves, contadora da Petrobras, a certificação de contador gerencial tem sido escolhida no mundo como a mais completa para as organizações demonstrarem a qualidade final dos seus dados, por meio de profissionais certificados e comprometidos com a qualidade da informação e o resultado para os stakeholders.
“Desde a adoção mundial das normas IFRS, o mundo corporativo espera que contadores sejam capazes de responder pela adequada representação dos efeitos econômicos da atuação das companhias nas demonstrações financeiras. A certificação é uma evidência científica e concreta desta qualificação esperada no ambiente de negócios”, declarou Clodiana.
Sobre a certificação CMA, Diana Oliveira, Business Development Manager da Global University Systems, e Lisa deram orientações para aqueles que pretendem prestar o exame de admissão. “A gente pensa muito com o “contabelês” brasileiro, mas quando estudamos matérias internacionais temos que nos entregar ao conteúdo”, declarou Diana.
“O Exame é muito mais focado nos princípios contábeis e gerenciais. O foco é muito maior nas diferenças e semelhanças na contabilidade exercida ao redor do mundo que em temas específicas do US Gaap ou das IFRS”, explicou Lisa.
………………………………
Painel: Pontos de atenção na Lei Geral de Proteção De Dados – LGPD – LEI N.º 13.709/2018
Com palestras de Fabricio Lira, Head of Data and Artificial Intelligence da IBM, Lia Cunha, Advogada Sênior da Serasa Experian e moderação de Marcus Beszile, vice-presidente de Administração e Finanças da ANEFAC e responsável pela área internacional da entidade.