O ano movimentado que foi 2019 está chegando ao fim. O balanço que fazemos para o Brasil é de que fortes ajustes são indispensáveis se queremos retomar todo o potencial de crescimento que havia sido desenhado para o país alguns anos atrás.
Nosso cenário econômico está ainda muito aquém do já vivido. O orçamento previsto para 2020 do governo nos três poderes supera os R$ 3 trilhões. O estado precisa rever sua política de gastos e de receitas. As reformas tributárias e outras previstas são mais do que necessárias. Precisamos deixar o custo país menos oneroso para as empresas e a população. Precisamos gerar mais empregos, movimentar o consumo, incentivar os investimentos externos e internos. Sair desse limbo.
As famílias estão endividadas, uma pesquisa da ANEFAC mostrou que quase 90% das pessoas usou ou ainda usará o 13º salário para pagar dívidas. Um aumento considerável, pois há 10 anos era apenas 67%. O poder de compra do brasileiro diminuiu, junto com a insegurança política e econômica.
O potencial do Brasil permanece aqui. Somos uma força produtiva muito grande e queremos condições favoráveis para realizá-la. As empresas têm feito bastante para a retomada do crescimento. Muitos estão mais otimistas e deixando a política de lado para focar em ações que realmente podem contribuir para o nosso crescimento. Alguns economistas preveem um crescimento para o ano que vem de 2,17% do PIB.
Pequenos investimentos internos e externos já começam a surgir no horizonte. É claro que ainda temos um cenário internacional bastante instável, mas acreditamos que por aqui devemos cada um de nós, assim como fazemos, em todo término e início de um novo ciclo, renovar as esperanças e traçar novas metas.
Com esse clima de final de ano, encerramos 2019 com uma Revista ANEFAC Digital cheia de conteúdo, passando por todas as áreas de atuação da ANEFAC. Falando de transparência, de tecnologia, economia, finanças, capital humano e muito mais.
Esperamos encontrá-los por aqui em 2020!
Boa leitura!