Capital Humano
Estilo de liderança
Qual o estilo de liderança é percebido nos gestores de contabilidade e finanças esse foi o tema de reunião técnica de Capital Humano dia 24 de abril. Uma pesquisa nacional feita em 2018 trouxe vários achados sobre o perfil de liderança nas áreas contábil, tributária e financeira, e conhecer estes resultados pode ajudar no desenvolvimento destes líderes.
O encontro foi conduzido por Emerson Weslei Dias, vice-presidente, e abordou a perspectiva histórica da liderança, os principais desafios da liderança contemporânea, a autoridade e influência no exercício da liderança e os resultados da pesquisa acadêmica.
Contabilidade
Novo COSO: Integrado com estratégia e performance
A nova versão do “COSO Gerenciamento de Riscos Corporativos – Integrado com Estratégia e Performance” ressalta a importância de se considerar o risco tanto no processo de definição das estratégias como na melhoria da performance. O assunto foi pauta de reunião técnica dia 24 de abril.
Em discussão, as principais mudanças e seus impactos nas organizações, a perspectiva sobre conceitos atuais e em desenvolvimento, as aplicações do gerenciamento de riscos corporativos e a apresentação dos cinco componentes de fácil compreensão, que harmonizam diferentes pontos de vista e estruturas operacionais e melhoram as estratégias e a tomada de decisões.
O head responsável foi Christiano Santos com palestras de Rodrigo Provazzi, gerente sênior da prática de Governança, Riscos e Controles da PwC e Jerri Ribeiro, sócio de riscos e compliance da PwC.
Contabilidade do futuro
A contabilidade e as startups
O Brasil vem vivendo uma revolução digital e com isso tem ocorrido um aumento considerável de empreendedores de tecnologia, as startups. Adicionalmente, algumas startups brasileiras ganharam visibilidade mundial se tornando “unicórnios”, o que traz ainda mais atenção sobre o tema.
Diante desse cenário, como essas empresas lidam com o contador, com a qualidade da contabilidade, com as auditorias por conta de investidores, e com as regulamentações jurídica e contábil? A reunião técnica com condução do head Christiano Santos e palestrante Guilherme Baumworcel, do RAZAK, respondeu tais perguntas à luz do CPC PME – Contabilidade para pequenas e médias empresas, do Marco Legal para startups (em discussão no congresso) e as Leis Complementares 123 e 155 no dia 25 de abril.
Principais temas abordados:
- Revolução digital e crescimento do empreendedorismo;
- Contabilidade e auditoria para startups: uma realidade;
- Startups de sucesso – cases de como lidaram com a contabilidade durante cada momento da vida da empresa;
- Contabilidade – CPC PME à luz das startups;
- Fiscal – Leis complementares 123 e 155, à luz das startups;
- Jurídico – Marco Legal das Startups.
Estudos tributários
Jurisprudências tributárias relevantes dos tribunais administrativos e judiciais
Apresentar de forma objetiva e clara algumas recentes decisões em matéria tributária dos tribunais administrativos e judiciais que possam impactar nas decisões dos associados foi a temática da reunião técnica dia 28 de maio realizada pelo head adjunto Roberto Pérez Fragoso. As principais discussões foram sobre: sociedades uniprofissionais – incidência do ISS, tratamento previdenciário sobre Previdência complementar, assistência médica, odontológica e dependentes e por fim a sociedade de advogados por SCP – tratamento fiscal dos lucros.
………………………….
EVENTO
Painel de economia
O Brasil daqui “pra” Frente
Para responder as perguntas: a Economia vai se alinhar com o novo quadro político? Emprego e Renda retomam? Quando? O Crédito muda de perfil? Vai para Investimento ou Consumo? O Brasil, agora, “engata” o crescimento contínuo, ou fica no “voo de galinha”? Como isso tudo afeta a empresa e seus investimentos? O Brasil tem Jeito? foi realizado em 9 de maio o evento Painel de Economia da ANEFAC.
Com a finalidade de dar uma visão da economia brasileira, considerando a nova política com o presidente Jair Bolsonaro: cenário atual e perspectivas, juntamente com a discussão sobre as reformas estruturais, a sua abrangência possível e seu impacto no crescimento da economia, de acordo com cenários da abrangência o painel foi conduzido pelo head de finanças Jorge Augustowski, teve como palestrante Andrew Frank Storfer e debatedor Amador Alonso Rodriguez.
Entre os grandes temas apresentados o cenário nacional e internacional, as perspectivas para a agricultura, serviços e indústria, os principais indicadores: PIB, Crédito, Inflação e Câmbio, as reformas – Previdência, a questão do emprego e a questão tributária.