Blockchain para negócios: Promessa, prática e aplicação da nova tecnologia da Internet
O livro mapeia novos territórios no avanço da nossa compreensão do blockchain, ao destrinchar seus elementos como nenhum livro jamais o fez, resultando em um guia que te convida a partir para a ação. William Mougayar antecipa um futuro que consiste de milhares, se não milhões, de blockchains que possibilitarão não apenas trocar de valores mais facilmente, mas também um novo fluxo de valor, redefinindo papéis, relacionamentos, confiança, poder e governança. Neste livro, Mougayar faz duas assertivas estratégicas.
A primeira é que o blockchain possui características polimórficas, sua aplicação resultará em uma multiplicidade de efeitos. A segunda é que não deveríamos nos perguntar quais problemas os blockchains solucionarão, pois isso limita nossa visão de seu potencial. Em vez disso, deveríamos imaginar novas oportunidades e deixá-los lidar com questões ainda mais ambiciosas que transpassam limites organizacionais, regulatórios e mentais. Assim como a internet criou novas possibilidades que não conseguimos prever logo no início, o blockchain possibilitará a ascensão de novos modelos e ideias de negócios que podem ainda não ter visibilidade.
A economia das crises
Conhecido como ‘Dr. Apocalipse’, Nouriel Roubini eletrizou a comunidade financeira mundial ao antever a última crise muito antes de qualquer outro especialista. Ao contrário de outros experts, ele não trata os desastres econômicos como eventos extravagantes, singulares e isolados, sem causa nítida. Décadas de pesquisas em todo o mundo lhe permitiram constatar que são previsíveis e passíveis de prognóstico.Fundamentado em uma combinação nada convencional de análise histórica com economia global, Roubini tem forçado políticos, autoridades monetárias, investidores e analistas do mercado financeiro a encarar uma verdade sempre negligenciada: os sistemas financeiros são inerentemente frágeis e propensos ao colapso.
Ao compararem crises em diversos países e épocas, Nouriel Roubini e Stephen Mihm mostram que os cataclismos financeiros são antigos e onipresentes como o capitalismo. Usam os exemplos do passado para estabelecer ligações com as dificuldades do presente. Ensinam a reconhecer e atacar a instabilidade do sistema financeiro global; a entender os pontos fracos e extrair lições de episódios anteriores como a “exuberância irracional”; a detectar o curso do fenômeno de contágio global, e a traçar planos de curto prazo. Os autores explicam como a economia mundial pode sair da confusão em que está, e manter-se fora disso. Obra vital, A economia das crises prova que essas calamidades podem ser não apenas previstas, mas evitadas, e com o tratamento correto, sanadas.