Implementação de gestão colaborativa foi uma das marcas registradas e também o grande desafio
Desafiadora e motivadora. É assim que Edmir Lopes de Carvalho, presidente da ANEFAC, define o término de sua gestão (2017-2018) à frente da entidade. “É gratificante estar em uma entidade que prioriza o networking com os executivos em escala nacional, que participa junto às Entidades Congraçadas da Contabilidade de São Paulo, que faz parte do IMA, que fez 50 anos de atividade e há 22 anos realiza o Troféu Transparência ANEFAC®”, reflete. Conciliar, ele explica, com a sua agenda profissional foi o maior impasse. “Como, em minha atividade, tenho me deslocado com frequência pelo Brasil, em algumas situações o uso da tecnologia, para reuniões remotas, foi de extrema importância”, observa.
Para ele, o que mais chamou atenção durante sua gestão foi o fato de a ANEFAC ter abrangência nacional e a sede ficar em São Paulo, o desafio de estar alinhado com o que acontece nas regionais foi muito grande. “Por outro lado, dar apoio às demandas regionais para que a troca de conhecimento e o networking entre os associados sejam constantes também tem sido desafiador”, observa.
“Nosso foco acabou sendo, a implementação de uma gestão colaborativa dando mais destaque para os vice-presidentes. Trabalhamos na criação do Head, executivo de conhecimento técnico que interage com todos os VPs dentro de sua área em nível nacional. Em nível internacional, evoluímos com a assinatura do MOU com o Institute of Management Accountants (IMA), dando ênfase a parceria de longa data com esta entidade dos EUA, enquanto que no Brasil estabelecemos uma maior participação e interação com as Entidades Congraçadas da Contabilidade e realizamos a abertura de regionais em Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife”, avalia.
Agregado a isso, Carvalho seguiu com a principal bandeira da ANEFAC, a da transparência e do comprometimento da entidade não só com o associado, com os patrocinadores ou com os parceiros, mas também cobrando do setor público, como um todo, melhor prestação de contas à sociedade. Sendo assim, ele explica, que sem dúvida o Troféu Transparência ANEFAC® teve grande relevância, pois está sendo realizado há 22 anos junto com a FIPECAFI e a Serasa Experian, e tem contribuído com a sociedade e se tornou o ‘Oscar da Contabilidade’.
“Além dessa premiação, outro evento de grande valia realizado pela ANEAC é o Congresso anual, que traz temas que faz você pensar fora da “caixinha” e isso é motivador e desafiador, comprovação disso foram os temas abordados, em 2017, a Economia Compartilhada e em 2018, a Inteligência Artificial. Dois temas de grande valia e que com certeza marcaram para quem participou dos eventos”, aponta.
A interação e a colaboração foram marca registrado dessa gestão. “Estreitamos relacionamento com as demais classes: Administração e Finanças, além da Contabilidade, por entendermos a importância junto à ANEFAC. Exemplo disto é o próximo presidente da entidade ser administrador, Milton Toledo.
No campo econômico, em 2017, Carvalho diz que “pensamos que a economia fosse melhorar, deslanchar, mas não foi o que aconteceu”. Entre um desafio e outro, ele explica que tiveram que se redobrar para buscar recursos de sócios mantenedores e patrocinadores para que a entidade pudesse ter recursos para desenvolver suas atividades. “Conseguimos fechar o ano no ponto de equilíbrio”, analisa. E ainda adverte: espero que para 2019 as coisas melhorem para a ANEFAC e que o Brasil deslanche e recupere o tempo perdido com as mazelas, desvios de recursos públicos e corrupção de gestões anteriores.
De dentro para fora
Na posição de head de contabilidade, Edinilson Apolinário, avalia os dois últimos anos da gestão da diretoria: Foi pautada pelo fortalecimento das regionais, estreitamento de vínculo com entidades internacionais e principalmente atuar na vanguarda de tendências tecnológicas que estão impactando e impactarão ainda mais as atividades dos profissionais as áreas de Administração, Finanças e Contábeis”, explicou. Ao falar em conquistas, cita, no seu entendimento as principais: a expansão da ANEFAC para novas regiões; a realização de congressos com excelentes palestrantes, conteúdos e infraestruturas, o que propiciou uma participação de congressistas acima das expectativas; e consolidação da entidade como principal player sob a perspectiva da busca e valorização da transparência das demonstrações financeiras para os diferentes stakeholders, materializando-se, dentre outras iniciativas, através do Troféu Transparência ANEFAC®.
“Foram dois anos permeados de importantes questões de ordem administrativa e conjuntural da associação. Passamos pelos 50 anos da ANEFAC e, ao mesmo tempo, por um momento de redução de investimentos, em virtude da retração da economia nacional, além de termos enfrentado mudanças de superintendência e equipes internas, que em muito afetam o andamento da pasta de Comunicação e Mídias Sociais e de muitas outras”, avalia Jussara Goyano, vice-presidente de comunicação. Para ela, foi também uma gestão de muito trabalho colaborativo, com a união de pastas em torno das principais demandas, tais como reter e atrair associado, reduzir custos, modernizar a entidade e fortalecer suas tradições. Cooperação, explica a VP, que resultou em recorde de presença em alguns dos eventos, em uma visão mais alinhada sobre a instituição, sobre nossos processos internos e papel de cada Head e vice-presidência e com a clareza de que, juntos, somos melhores. “E a ANEFAC só ganha com nossa união e alinhamento”, diz.
“Nessa gestão tivemos muito trabalho”, avalia Marcus Vinícius Biazzin Beszile, vice-presidente de administração e finanças, “muitas inovações e parcerias ocorreram, a diretoria se mostrou muito unida, atuante e solidaria nos momentos em que a ANEFAC mais precisou, principalmente durante a contratação do novo superintendente”. Ele acredita na consolidação da marca ANEFAC como sinónimo de transparência, credibilidade e network. “Lideramos mostrando que na crise se trabalha duro e se supera os problemas, sem medo nos adequamos e inovamos para obter um melhor resultado, abrimos uma porta para intercâmbio com associações internacionais, saímos na frente, ousamos, escutamos e tornamos possível. Hoje, um executivo da ANEFAC tem garantido o network internacional com seus pares e atualização profissional de qualidade superior”, enfatiza.
Para Maria Helena Pettersson, vice-presidente de relações institucionais, sem dúvida a ANEFAC ter mantido sua relevância no cenário profissional nacional em ambiente político e econômico complexo que vivenciamos nos últimos dois anos foi um grande destaque dessa gestão. Além disso, ela cita a abrangência da atuação local e evolução da parceria internacional com o IMA como destaques. “A atuação da VP de RI foi principalmente no desenvolvimento das atividades com o IMA e na realização de um evento internacional em conjunto com o Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP) muito bem-sucedido e que retratou os desafios do futuro da contabilidade”, aponta.
Altair Toledo, vice-presidente da regional Porto Alegre, vê a gestão bem participativa e presente. “O Edmir e o Boli, assim como nosso querido e saudoso amigo Ribeiro, sempre estiveram presentes e buscando ouvir a opinião e envolver os VPs. Nas decisões. Sou um pouco “suspeito para falar”, mas, na minha visão, a principal conquista foi a abertura oficial da ANEFAC POA. Além disso, importante ressaltar a comemoração dos 50 anos da ANEFAC, ocorrida em 2018”, ressalta.
Trabalho direcionado
Dedicação, esforço e comprometimento para atender melhor aos associados em nível nacional, e construir parcerias estratégicas que viessem a colaborar com maior desempenho da ANEFAC definiram a vice-presidência de associados e parcerias, explica o VP, Milton Toledo. “Apoiamos a transição do Superintendente com o comprometimento habitual. As conquistas da ANEFAC neste período foram a abertura dada a atuação da diretoria executiva, com o objetivo de obter maior colaboração, e participação”, pondera. Além disso, para ele, sobreviver a uma transição de superintendente e a crise, sem impacto as atividades importantes foi decisório. Ao citar as conquistas, Toledo, aponta: apoio a entrega das ações estratégicas e mais relevantes da ANEFAC; o mapeamento e melhoria no processo de inteiração com os associados, ações para retenção dos associados; promoção do happy hour para networking dos associados; apoio a proposta de renovação e confirmação de valores da ANEFAC; e renovação, atualização e maior uso das mídias sociais.
De acordo com Apolinário, a VP de contabilidade ao longo dos últimos anos tem protagonizado a produção de excelente conteúdo e networking aos profissionais e associados que participam e contribuem de forma efetiva nos diversos eventos e fóruns realizados durante o ano. “A alta qualidade do resultado alcançado ocorre substancialmente em virtude da liberdade e incentivo dados pelo atual presidente e conselho aos VP’s regionais e Diretores Executivos. Algo que merece destaque foram algumas iniciativas envolvendo a atuação conjunta de diferentes diretorias, tais como Tributos e Normas Internacionais de Contabilidade, Tributos e Logística, entre outros. Para o próximo ano é mandatório intensificar ainda mais essa iniciativa e expandir a experiência para outras diretorias e inclusive cross VP’s, de tal forma a construirmos mais fóruns que possam congregar, conjuntamente, executivos das três áreas (Administração, Finanças e Contabilidade)”, explica.
Na VP de Comunicação e Mídias Socias, Jussara Goyano, avalia como destaque que pela primeira vez, em muitos anos, esta foi presidida por alguém cuja formação vem da área de comunicação e não somente das áreas administrativa, financeira ou contábil. De acordo com a especialista tratou-se de uma gestão sob um olhar bem especializado nas necessidades de uma boa comunicação institucional. No contexto dos desafios mencionados, que afetaram a gestão como um todo, ela acredita, foi iniciado um trabalho que considera importante, de intensificar as discussões internas sobre as bandeiras defendidas pela ANEFAC, sobre o papel articulador e formador de opinião da entidade, com foco no perfil de associado que queria cativar e também com o intuito de atualizar a imagem institucional. “O objetivo sempre foi apresentar com mais clareza nossas atividades para novos e antigos associados, destacando nossa vocação tradicional, mas mostrando nossa evolução. Isso além de criar canais mais diretos e interativos de comunicação junto a esse público, valorizando-o e aproximando-o da ANEFAC”, pondera.
Além disso, Goyano aponta a otimização das equipes e dos colaboradores envolvidos na comunicação, com mais qualificação, redução de gastos e melhorias nos produtos como algo sempre em pauta junto a superintendência e a presidência nesta gestão, e dessa forma rearranjou-se o capital humano e buscou-se melhorar as interfaces de relacionamento com o associado (site, revista, e-mails, redes sociais, e-mail marketing etc.). “A chegada do novo superintendente, Boli Rosales, com um mindset totalmente alinhado a essa necessidade, veio acelerar os planos e culminou no desenvolvimento de um site mais moderno, em um novo formato de nossa revista e em mudanças de suportes tecnológicos que vão melhorar nossa comunicação interna e externa”, diz.
Já na área de administração e finanças, Beszile entende que é a área que zela principalmente pelos controles, pelo compliance e a boa governança da associação. Isso, na visão dele, faz com que os patrocinadores e os mantenedores exigem cada vez mais controles rigorosos e qualidade na gestão.
Na área de finanças, o head da área, Christiano Santos, avalia sua gestão ao longo desses dois anos como uma secessão de descobertas. “Apesar de ser administrador de empresas por formação, minha carreira se especializou em outra direção. Então foi muito enriquecedor poder ter contato com as atividades de todas as diretorias desta vice-presidência e constatar o grande trabalho que fazemos e que nos diferencia. Minha função, além da representação institucional, é de dar direcionamento estratégico e de garantir condições para os trabalhos das diretorias. A manutenção da qualidade de diferenciação do “brand” ANEFAC sem dúvidas devem ser destacados”, completa.
Regionais ANEFAC
Para Leandro Camilo, vice-presidente ANEFAC Curitiba, essa gestão desenvolveu ações que foram uma ótima oportunidade para aproximar a ANEFAC da comunidade financeira e contábil de Curitiba e Maringá. Entre as ações foram realizados eventos para grandes públicos, principalmente voltados a temas contábeis e tributários. Já mais para o sul do Brasil, Toledo, da regional Porto Alegre, também enfatiza os diversos eventos realizados para a divulgação e consolidação da regional. “Seguiremos trabalhando no próximo ano para reforçarmos ainda mais nossa presença aqui no Rio Grande do Sul”, promete.
Os eventos, reuniões técnicas e palestras envolvendo diversos temas de interesse para executivos de Finanças, Administração e Contabilidade foram o destaque desses últimos dois anos na regional Salvador, que é conduzida pelo vice-presidente Felipe Sanches. “Teve um aumento significativo no número de eventos. Como resultado, um aumento na participação de profissionais que não conheciam a ANEFAC e no último mês veio a confirmação de novos associados na regional. Ou seja, tivemos a participação de novos executivos e novas associações. Além disso, buscamos a liderança na realização de reuniões técnicas e palestras com temas importantes para o desenvolvimento dos gestores/executivos de Salvador”, explica.
“Acredito muito nas pessoas, ao longo desses dois anos, eu fui muito bem acolhido por todos na ANEFAC, principalmente pela receptividade, pela qualidade técnica impecável sobre todas as Reuniões Técnicas (RT), e principalmente pelos eventos realizados. Todos estão de Parabéns! As conquistas foram muitas, conhecer pessoas maravilhosas e uma delas, conhecimento técnico, network e relacionamento completam essas conquistas. Umas das nossas principais atividades desenvolvidas no vale do Paraíba, especialmente em São José dos Campos foi início da parceria com a FAAP, ainda estamos caminhando” Atacílio Ferreira Júnior, diretor executivo da regional São José dos Campos.
Na capital carioca, a gestão da ANEFAC Rio de Janeiro vem enfrentando o desafio da recuperação do estado, procurando estimular a confiança dos seus associados como forma de manter a frequência em novos eventos. “Uma característica que vem marcando a atual gestão é a aproximação da entidade com a área acadêmica. Firmamos uma parceria com a FUCAPE, através da qual começamos a desenvolver encontros relacionados ao tema “Relato Integrado”. A intenção é ampliar a interação entre trabalhos científicos e os interesses do mercado. Relação que pode ser melhor estimulada por meio dos tradicionais encontros técnicos”, explica Mauro Jacob, vice-presidente da Regional Rio de Janeiro.
Agradecimentos
“Gostaria de agradecer imensamente ao presidente Edmir pela confiança e apoio dado durante sua gestão. Não poderia deixar de citar também ao nosso grande e saudoso amigo Ribeiro, que sempre manifestou enorme carinho pela ANEFAC Paraná”, Leandro Camilo, vice-presidente da regional Curitiba.
“Quero agradecer a todas as pessoas, ao nosso querido e saudoso Ribeiro e ao Edmir pela confiança que depositou em mim ao representar a ANEFAC no 26º EESCON em Campos do Jordão este ano. E também a Juliana, Talita, Luciana e a todos que diretamente participaram dos eventos e principalmente do Troféu Transparência ANEFAC®. Parabéns ANEFAC e que tenhamos mais 50 anos de sucesso, credibilidade e confiança!”, Atacílio Ferreira Júnior, diretor executivo da regional São José dos Campos.
“Nos últimos dois anos foi um grande prazer contribuir de alguma forma para que a ANEFAC continuasse sendo essa entidade respeitada pelos profissionais e pela sociedade. Estar ao lado de uma entidade que possui bandeiras relevantes como a Transparência e a Ética é sempre muito gratificante. Eu gostaria de agradecer ao atual presidente Edmir Carvalho, ao Conselho, aos VP’s Regionais, aos Diretores Executivos e toda família ANEFAC pela confiança que me foi depositada ao longo dessa jornada, merecendo destaque para a alta qualidade profissional e acadêmica, bem como a generosidade intelectual, que juntamente com o networking formam o DNA da ANEFAC”, Edinilson Apolinário, head de contabilidade.
“É sempre muito gratificante participar da ANEFAC e poder contribuir com atividades de grande interesse para os profissionais de contabilidade e administração. Os desafios serão cada vez maiores e esperamos ser um ponto de apoio e sustentação profissional para os nossos associados”, Maria Helena Pettersson, vice-presidente de relações institucionais.
“Agradeço à ANEFAC como um todo por essa importante oportunidade, à colaboração dos superintendentes, funcionários e executivos com a pasta (em especial ao Victor Oliveira, da diretoria de Mídias Sociais, vinculada à de Comunicação) e, sobretudo, ao convite e confiança do presidente Edmir Lopes de Carvalho para integrar a diretoria da entidade dois anos atrás. Agradeço, ainda, o convite do novo presidente, Milton Toledo, para continuar minha atuação executiva junto à ANEFAC, na gestão subsequente, sob a promessa de trabalho duro para que as mudanças não parem por aí”, Jussara Goyano, vice-presidente de comunicação.
“Tenho muito a agradecer a todos, ao conselho, ao futuro presidente, aos VPs, aos diretores, aos associados, as entidades congraçadas, a todos os patrocinadores e mantenedores, mas tenho um agradecimento especial a todos os funcionários, prestadores e parceiros da ANEFAC que vestiram a camisa incondicionalmente em todos os momentos para fazer acontecer. Boli, Penha, Luciana, Juliana, Talita, Karina e Mara vocês são um time de alta performance! Jeff e Lisa, do IMA, muito obrigado por pela dedicação e por ajudar no crescimento do nosso Brasil, Marcial Alcazar, Gildo e Bifi, do CRCSP, vocês sempre lutando pela educação de qualidade, sempre nos apoiando incondicionalmente em tudo, e sem dúvida ao nosso presidente Edmir que segurou um rojão nessa gestão e sem dúvida soube conduzir tudo com maestria para atingir um objetivo maior, hoje, somos os melhores graças a você. Um muito obrigado a todos vocês que fizeram os melhores dois anos da ANEFAC”, Marcus Vinícius Biazzin Beszile, vice-presidente de administração e finanças.
“Obrigado à diretoria e, também ao time executivo da ANEFAC, pela confiança e por todo o apoio ao longo desse período, especialmente pelo empenho para a abertura da nossa regional no Rio Grande do Sul. Que possamos continuar trabalhando juntos para a consolidação e crescimento da ANEFAC POA”, Altair Toledo, vice-presidente da regional Porto Alegre.
“Agradeço a ANEFAC pela oportunidade em atuar como VP em Salvador-BA. O envolvimento na ANEFAC é uma excelente oportunidade para gestores e executivos ampliarem os relacionamentos e se atualizarem. Acredito que podemos fazer muito mais e que Salvador-BA possui excelentes gestores e executivos que podem contribuir ainda mais com a ANEFAC”, Felipe Sanches, vice-presidente da regional Salvador.
“Agradeço ao presidente Edmir pela oportunidade, e pelo crédito dado a mim e aos diretores da minha área, abrindo a possibilidade de participação e fazer propostas de ideias, que independente de ter alcançado o desejado, permitiram o crescimento de todos. Agradeço também o time ao Carlos Ribeiro (in memoria), ao Boli, atual superintendente, e ao time operacional da sede, sempre envolvidos e comprometidos com a boa execução. Foram dois anos de aprendizado”, Milton Toledo, vice-presidente de associados e parcerias.
“Não poderia deixar de agradecer ao convite do presidente Edmir Carvalho e de Carlos Aragaki para assumir a vice-presidência de finanças, bem como a todos os diretores e parceiros que exerceram um trabalho exemplar ao longo do período. Deixo ainda uma mensagem singela ao nosso colega Ribeiro a quem perdemos ao longo deste período”, Christiano Santos, head de finanças.