O desenvolvimento buscado pela SLC Agrícola está na tecnologia, na agricultura 4.0.
Ao receber o Prêmio pela segunda vez, em termos de agregar valor ao negócio, o Troféu Transparência ANEFAC®, para ele, valida e reforça certeiro todos os investimentos, de recursos e tempo, na qualidade de tudo, o que engloba a clareza na descrição dos resultados e o alto nível de controle sobre os processos. “Nos motiva a fazer cada vez melhor”.
A ANEFAC com 50 anos de História realiza a premiação há 22 anos e incentiva a transparência nas empresas. “A SLC Agrícola sempre foi uma empresa muito aberta e transparente. O fato de termos listado a empresa na Bolsa foi uma evolução natural e aprofundou ainda mais a cultura de transparência. O nosso sonho grande é “impactar positivamente gerações futuras, sendo líder mundial em eficiência no negócio agrícola e respeito ao planeta”. Acreditamos que, sendo transparentes, estaremos propagando nossas melhores práticas e influenciando positivamente”, evidência Brum.
A premiação da ANEFAC é muito importante ao mercado. Na SCL Agrícola, o relacionamento com o mercado de capitais é bastante ativo, segundo ele, a empresa percebe com, bastante, clareza o valor que é dado à qualidade dos relatórios, e à disposição em dirimir quaisquer dúvidas que existem em relação a qualquer área da companhia. “Isso reduz o gap de informação entre os que estão dentro e fora da empresa, logo reduzindo a percepção de risco do negócio, o que tende a reduzir o custo de capital e aumentar o valor das nossas ações. Ou seja, a transparência gera valor”, cita.
Para o diretor financeiro, um time engajado e capaz de ouvir as demandas dos stakeholders e conseguir converter essas demandas em informação é o que faz com que uma companhia seja premiada. “Sabemos que o mercado do agronegócio é carente em informação, dessa forma nos esmeramos em atender a demanda de diferentes públicos”, relata.
Conectividade no campo: futuro é a agricultura 4.0
A SLC Agrícola é uma produtora de commodity, dessa forma, a alta produtividade e a forte gestão de custos são fundamentais para o sucesso da empresa. Os negócios da empresa estão em duas vertentes: plantio em área própria, o que demanda um valor relevante na compra das áreas, assim como nos equipamentos; e plantio em áreas arrendadas, com demanda de investimento somente em equipamentos.
As áreas plantadas no decorrer do tempo ficam mais férteis o que propicia o plantio de culturas de maior valor agregado como o algodão, que representa atualmente 50% do faturamento da SLC Agrícola. Os produtos são o algodão, a soja e o milho, nessa ordem de relevância.
“A SLC Agrícola se diferencia das demais empresas do setor pela forte gestão de custos, e, consequentemente, baixo custo unitário dos produtos, e pelas políticas de mitigação de risco financeiro e climático. O risco financeiro decorre da compra de insumos em dólar correlacionados a flutuação dos preços das commodities em Chicago ou Nova York, assim como o risco da flutuação do câmbio na compra dos insumos e no momento da venda dos produtos finais. O risco climático é mitigado com a diversificação geográfica”, aponta Ivo Brum, o diretor financeiro da empresa.
Além do aumento da área plantada, a SLC Agrícola aposta no aumento de agregação de valor por hectare, ou seja, aumentar a eficiência por hectare e, eventualmente, agregar novos produtos. “Estamos investindo no aumento da área plantada do algodão, que requer maior fertilização do solo e equipamentos específicos, como colheitadeira de algodão e de beneficiadora, que separa a pluma do caroço, gerando dois produtos para comercialização. Além disso, temos mantido nosso parque de máquinas no mais alto patamar tecnológico, visando a maximização da eficiência”, ressalta o diretor financeiro.
Com a chegada da conectividade no campo teremos condições de monitorar e solucionar eventuais processos de forma muito ágil e eficaz, o desenvolvimento da SLC Agrícola virá da parte de tecnologia, agricultura 4.0. Para ele, a agricultura dará um novo salto de eficiência e sempre tivemos em nossa cultura a meta de estarmos à frente do que há de mais moderno.
Para isso, a empresa está mudando o ERP em 2019, segundo ele, além disso, são vários os investimentos em tecnologia que permitirão a conectividade das máquinas no campo com a sede. “Melhoraremos o monitoramento de pragas identificando através de coordenadas geográficas o ponto exato das infestações, o que nos permitirá fazer uma aplicação de defensivo direcionada no foco de infestação”, observa.
O mercado agrícola é desafiante, a SLC Agrícola se apresenta como uma fábrica a céu aberto, logo o clima tem um impacto relevante na performance da companhia. Para mitigar esse risco, a SLC Agrícola está diversificada geograficamente, com fazendas em seis estados. Outro desafio importante na operação é a baixa qualidade de infraestrutura logística, o que acarreta em um custo superior, quando comparado com outros países produtores e exportadores de commodities.
A empresa cresceu no passado comprando áreas de plantio, contudo neste momento estão crescendo arrendando áreas adjacentes as nossas fazendas ou arrendando fazendas inteiras, em áreas já desenvolvidas. Para Brum, a empresa está sendo seletiva no crescimento em área plantada, e estão priorizando a agregação de valor nos hectares atuais, ou seja, plantando culturas que propiciem um resultado maior. “Temos uma equipe para avaliar novas áreas a serem compradas ou arrendadas”, salienta.
A demanda por grãos mundial é crescente, com o aumento do poder aquisitivo da população temos o aumento da demanda por carnes e, consequentemente, de grãos de soja e milho. Ele explica sobre esse cenário que o algodão cresce em decorrência do aumento da população e do poder aquisitivo. Ao complementar, Brum exemplifica que no caso da soja, o Brasil, EUA e Argentina produzem 80% das exportações desse produto, logo a definição de preço depende do nível de produção desses países e no algodão os principais países produtores são EUA, Índia e China, contudo o Brasil possui condições climáticas no Cerrado, que permite que a empresa tenha uma ótima produtividade e baixo custo, o que torna o produto muito competitivo.