Tecnologia, plataforma digital e maximizar resultados junto aos clientes diretos são fundamentais para crescimento da Duratex
Para ele, o Troféu Transparência ANEFAC® reforça a imagem da empresa perante o mercado de forma bem abrangente, e auxilia a transmitir valores e cultura para a sociedade em geral, aos acionistas e aos parceiros de negócio. “Sem dúvida alguma a transparência das demonstrações financeiras aumenta o conhecimento sobre a empresa, passando credibilidade tanto aos investidores como aos demais stakeholders e gerando um ambiente positivo para a nossa empresa”, expõe.
O trabalho, realizado pela empresa nas demonstrações financeiras, é focado em princípio, na própria forma de atuar nos processos relativos aos demonstrativos, destacando: o cumprimento aos pronunciamentos contábeis (CPCs), preocupação com a transparência, maior disclosure de notas explicativas, relatório de administração mais compacto e objetivo, além de constante atualização sobre os temas relativo ao IFRS. Ele explica, que, mas de igual ou maior importância são tanto os trabalhos que a empresa tem desenvolvido de capacitação do time contábil quanto a ampla abertura que este time tem de atuar dentro e junto aos negócios, e isso permite o desenvolvimento das atividades de forma diferenciada, com muito mais conteúdo e propriedade sobre os demonstrativos gerados.
Haddad acredita que a transparência faz parte de um conjunto de atributos chamado Jeito de Ser e de Fazer, que define os atributos e os comportamentos que a empresa incentiva e os que não admite na conduta dos colaboradores. “Em 2017, promovemos o engajamento das lideranças e de todas as equipes no novo modelo de gestão. Com isso, buscamos adaptar nossa forma de trabalhar e de nos relacionar, com maior agilidade na tomada de decisão, meritocracia, inovação e protagonismo”, diz.
Plataforma Digital será materialização da atuação entre tecnologia e negócios
Buscando atuação em segmentos de negócios completares, a Duratex tem cada vez mais apostado em formas de buscar o crescimento, por meio de iniciativas que não dependam só do crescimento do país, ou dentro dos negócios atuais, mas ampliando para segmentos de negócio complementares.
Os maiores investimentos da empresa, hoje, estão no fortalecimento dos negócios tradicionais aliado às oportunidades nos segmentos de revestimentos cerâmicos, onde a empresa anunciou, recentemente, a duplicação da capacidade de operação, e em novas aposta como a entrada no segmento de celulose solúvel, por meio de Joint Venture com a Lenzing. Para Haddad, os investimentos já anunciados preveem impactos significativos nos curto e médio prazos.
Cada área de negócio da Duratex é trabalhada de forma a garantir independência necessária para maximizar os resultados junto aos clientes diretos. “Mas aproveitando das sinergias geradas pela atuação em grupo, com integração bastante forte entre áreas de negócio, áreas de suporte e áreas corporativas. Em junho, anunciamos a intenção de abertura do novo negócio de celulose solúvel, por exemplo”, explica o diretor.
Para ele as marcas da Duratex (Duratex, Durafloor, Deca, Hydra e Ceusa) têm um forte reconhecimento em nível nacional e este reconhecimento é tangível por meio dos resultados obtidos pela empresa mesmo em períodos turbulentos como os últimos anos. “Certamente é uma grande alavanca de crescimento junto com a retomada do crescimento do país”, entende.
Já internacionalmente, a empresa tem explorado alternativas de crescimento, seja por meio de exportações, aproveitando a situação cambial, ou por meio de investimentos diretos como, por exemplo, na Colômbia, a aquisição da empresa Tablemac S.A., há 6 anos, no segmento de painéis de madeira, e utilizando a Duratex Colômbia para fortalecer a marca naquele país.
Tornar a sustentabilidade um diferencial de mercado da Duratex é um dos objetivos da empresa. Para o diretor, oferecer ao mercado soluções para melhor viver, por meio de processos, produtos e serviços que garantam a geração de valor compartilhado para toda a sociedade, é uma premissa da Duratex. “A companhia mantém o Programa de Educação para Sustentabilidade, que conscientiza 100% dos colaboradores da empresa sobre a importância do tema, disseminando a ideia de que a cultura de sustentabilidade da Duratex é construída e sedimentada dia a dia, por cada um dos colaboradores, em cada uma das atividades que desempenha. Como consequência e em alinhamento com a estratégia de sustentabilidade da companhia, que assume publicamente 45 compromissos desafiadores relacionados ao assunto para serem atingidos até o ano de 2025, colaboradores e acionistas consideram, diariamente, o tema nas tomadas de decisão do negócio”, observa.
Pensando no futuro, a Haddad acredita que a tecnologia é uma peça fundamental nos negócios e os investimentos seguem a lógica de aproveitar a tecnologia como uma forma de mudar a maneira da Duratex de atuar nos negócios atuais e abrir novos canais de venda e de acesso ao mercado, como, por exemplo, o investimento realizado na plataforma de conteúdo VivaDecora. “Internamente, a tecnologia tem feito parte de todas as discussões de negócios e temos como uma das avenidas do Plano Estratégico 2025 que é Plataforma Digital, materialização da atuação em conjunto entre tecnologia e negócios”, finaliza.