Com participação em 17 estados, a ISA CTEEP espera crescimento em todo o país
Para a ISA CTEEP foi um grande orgulho receber o Troféu Transparência ANEFAC®. “Tão honrosa distinção mostra que estamos no caminho certo de prover informação de qualidade e transparência a nossos acionistas e ao mercado em geral. Demonstra também a preocupação com a constante melhoria de qualidade das informações. Esse é um trabalho constante de toda a companhia, liderado de forma muita competente pela Gerência de Contabilidade”, explica Rinaldo Pecchio, diretor financeiro e de relações com investidores, da ISA CTEEP.
Recebendo pela primeira vez o Prêmio, ele acredita que isso somente aumenta a responsabilidade para manter um movimento de melhoria contínua, procurando refletir, adequadamente, a regulação e normatização contábil e regulatória. E ainda, detalha que vê esse reconhecimento como um indicador de que estão no caminho certo, ainda não chegarão no fim da linha, isso ele considera um momento importante da companhia que deve ser muito celebrado por todos.
“O Prêmio dá visibilidade e credibilidade para a ISA CTEEP e representa um selo de qualidade para as informações tratadas com tanto zelo para serem levadas ao mercado”, destaca Pecchio, que ainda crê que também é muito importante os acionistas e credores verificarem que as demonstrações contábeis da companhia são transparentes, refletindo excelente nível de qualidade.
Segundo o diretor financeiro e de relações com investidores, a companhia tem a obrigação de informar de forma transparente e adequada o que faz e o resultado das operações. Ele ainda observa que fazer parte do seleto grupo de companhias que têm esse reconhecimento é muito gratificante e motivador para a manutenção do trabalho tão criterioso executado pela ISA CTEEP e, mais especificamente, pelas áreas responsáveis pelas informações levadas ao mercado.
A transparência nas demonstrações financeiras é um valor que faz a diferença nas companhias perante o mercado e públicos-alvo. Para Pecchio, reforça o posicionamento e garante um canal de interlocução apropriado com os diferentes stakeholders da companhia. Ele entende que a constante busca pela qualidade das informações, o comprometimento e participação de todas as áreas para dar transparência aos informes de assuntos importantes e o zelo técnico de nossa equipe, que é incansável no sentido de melhorar as informações a cada arquivamento que se faz na CVM.
A importância do know-how e a expertise na busca da atuação inovadora
Com participação em 17 estados, a ISA CTEEP espera crescimento em todo o país. Sendo considerado o quinto país mais populoso do mundo com aproximadamente 200 milhões de habitantes, o Brasil possui o maior sistema interligado do mundo de energia. Sua operação é extremamente dinâmica e complexa, englobando geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
O sistema de transmissão, especificamente, é responsável por levar essa energia gerada das usinas aos centros de consumo. O Governo Federal, por meio dos leilões de transmissão, tem incentivado cada vez mais a expansão do Sistema Interligado Nacional (SIN). Dados da Companhia de Pesquisa Energética (EPE) projetam investimentos para a transmissão, entre os anos de 2017 e 2026, de aproximadamente R$ 119 bilhões, segundo dados do Plano Decenal de Expansão de Energia 2026 – PDE. Isso mostra a elevada importância da transmissão de energia para o País.
“Nós, da ISA CTEEP, entendemos a importância do know-how e expertise na busca da atuação inovadora e transformadora na concepção e implantação de soluções que viabilizem a entrega de energia com qualidade e sustentabilidade, pois acreditamos que o que fazemos está muito além do transporte de energia – geramos conexões entre as pessoas -”, diz Rinaldo Pecchio, diretor financeiro e de relações com investidores.
O sistema interligado nacional requer companhias com alto grau de confiabilidade, permitindo a transmissão de energia entre as várias regiões de produção e consumo, para ele, entre os desafios do mercado está o de executar os investimentos com rentabilidade, garantindo a confiabilidade do sistema. A ISA CTEEP é parte estratégica dessa integração, com mais de 96% da energia do Estado de São Paulo e mais de 25% da energia do Brasil sendo transmitida através da rede de transmissão da companhia, espalhada por quase 20 mil quilômetros de linhas.
A ISA CTEEP apresenta oportunidades de crescimento orgânico, por meio dos reforços e melhorias, uma vez que grande parte de nosso sistema está localizado em São Paulo, região de grande adensamento e necessidade constante de investimento, assim como pela participação nos leilões de transmissão nas várias regiões do país. Também estamos atentos às oportunidades de M&A (Fusões & Aquisições) de ativos existentes. É importante destacar que a ISA CTEEP sempre privilegia os investimentos racionais, que trazem o menor impacto tarifário para os consumidores e obtenção de taxas de retorno adequadas para seus acionistas controladores e minoritários.
O mercado de transmissão de energia no Brasil possui tendência de expansão para os próximos anos. Segundo dados do Plano Decenal de Expansão de Energia 2026, da EPE, estima-se que até 2026 haja um crescimento de mais de 61 mil quilômetros de linhas de transmissão e de mais de 190 mil MVA, em relação ao que havia em 2016. Entre os diversos motivos para essa evolução, a expansão dos sistemas regionais, com vistas à solução de restrições que impedem o aumento do consumo, a integração de empreendimentos de energia renováveis, e ampliação das integrações entre as regiões do país.
No que diz respeito às diferenças verificadas em relação a outros países do mundo, o consumo de energia na Europa e Estados Unidos possui tendência de estabilização, o que significa que poucas expansões serão previstas para viabilizar maior oferta de energia. Estima-se que as expansões vislumbradas sejam, principalmente, voltadas à interligação entre países, de maneira a melhor aproveitar as eventuais disponibilidades de energia limpa existentes. Já no Brasil, estima-se ainda um período de expansão do consumo, sobretudo em decorrência do atendimento à demanda reprimida pela retração do mercado dos últimos anos. Nesse contexto, vislumbra-se que para o Brasil ainda exista um período em que as expansões na transmissão sejam necessárias, com oportunidades para as companhias desse segmento.
Para se preparar para o futuro, a companhia está realizando, constantemente, investimentos para aprimorar o seu sistema, de forma a atender com eficiência e confiabilidade a sociedade. “Uma de nossas maiores preocupações tem sido a digitalização de nossas instalações, dotando-as do que há de mais moderno em termos de recursos tecnológicos. Nesse contexto, cabe destacar o acordo de cooperação que assinamos, recentemente, com a Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA) para identificar novas tecnologias e soluções para as subestações da ISA CTEEP. Também buscamos participar, ativamente, das transformações que estão se desenhando no setor elétrico. Por meio do seu programa de Pesquisa e Desenvolvimento, a companhia está desenvolvendo projetos focados em monitoramento, inteligência artificial, armazenamento de energia e utilização de drones para inspeção de linhas de transmissão, dentre outros”, finaliza Pecchio.