Alta tecnologia é um diferencial competitivo importante da companhia
Este é o 18° ano que a Embraer recebe a indicação ao Prêmio em reconhecimento à busca pela transparência e prestação de contas por meio das informações divulgadas pela companhia aos investidores e analistas de mercado”, observa. Para a Embraer, mais do que o atendimento a leis, a adoção de boas práticas que garantem a transparência deve integrar a cultura organizacional e é nisso que a companhia trabalha diariamente. Para ela, é um trabalho contínuo que se reflete nas atitudes dentro e fora da companhia.
Diferencial competitivo
Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa. O setor aeronáutico é reconhecido pelo capital intensivo, ciclos longos de desenvolvimento e alta tecnologia.
Nos último dez anos, a Embraer investiu cerca de USD 5 bilhões no desenvolvimento de novas aeronaves e conquista de novos mercados. Atua, hoje, de forma competitiva nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança, Aviação Agrícola, além de Serviços & Suporte. “Temos clientes em, aproximadamente, 100 países que reconhecem a Embraer pelas suas inovações em cada nicho de mercado que atuamos. Estamos comprometidos com um futuro sustentável por meio de atividades que nos permitam acessar e desenvolver novas tecnologias para oferecer as melhores soluções para os desafios do transporte aéreo do futuro. Para isso, temos focado em desenvolvimento de parcerias e inovações disruptivas que posicionem a Embraer e a indústria aeronáutica brasileira em patamares ainda mais elevados”, explica a diretora contábil-fiscal.
A Embraer vem se consolidando, nos últimos anos, nos mercados onde atua. Ela aponta que a capacidade de desenvolver e exportar alta tecnologia é um diferencial competitivo importante da companhia. Para isso, segunda Funo, foram estabelecidas verdadeiras redes globais de conhecimento e tem sido mantido estáveis os níveis de investimento em inovação nos últimos anos. “Os investimentos totais para 2018, por exemplo, giram em torno de US$ 550 milhões. Em 2019, estão previstos para entrar no mercado o jato comercial E195-E2 e a aeronave de transporte militar KC-390. Ambos estão em fase final de desenvolvimento e vão possibilitar a Embraer ampliar seu portfólio de produtos e acessar novos mercados. Também temos investimentos contínuos na área de aviação executiva, serviços, além da busca por negócios disruptivos”, relata.
A Embraer investe anualmente cerca de 10% do seu faturamento em pesquisa, desenvolvimento, inovação e melhoria de suas instalações industriais. Atualmente, quase metade do faturamento da empresa hoje vem de inovações ou melhorias significativas implantadas nos últimos cinco anos. A companhia possui três centros de pesquisa no Brasil (São José dos Campos, Florianópolis e Belo Horizonte), além de outros dois centros de pesquisa mantidos pela Empresa no exterior, em Melbourne, Flórida (EUA) e Évora (Portugal). As equipes de inovação da Embraer dos EUA também estão no Vale do Silício e em Boston, criando um intenso e amplo intercâmbio com as equipes do Brasil.
“A presença com postos avançados nos ecossistemas mais inovadores do mundo, como o Vale do Silício e Boston, permitirá à Embraer complementar esse esforço, buscando novas tecnologias e modelos de negócio. Desta forma, poderemos trazer o que há de mais avançado para dentro da empresa, fortalecendo o processo de inovação que já ocorre internamente, e assim tornar a Embraer ainda mais competitiva”, enaltece Funo.
A Embraer é uma empresa global com atuação competitiva nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança, Aviação Agrícola e serviços correlatos. Para a diretora, a empresa possui uma cultura de inovação continua e pessoas apaixonadas que buscam sempre a excelência empresarial, a mais é a ética e a integridade presentes em tudo que se faz e que permitem a Embraer alçar voos mais altos. Baseado nos valores da companhia e nos princípios do Pacto Global, o Código de Ética e Conduta reflete o compromisso da empresa, ela detalha que está em assegurar as melhores práticas contábeis e de governança corporativa por meio de uma comunicação transparente e objetiva e por ações realizadas com responsabilidade, integridade, qualidade, confiança, respeito e lealdade.
A Embraer está fazendo a transição da primeira família de jatos comerciais E1 para a nova geração E2. São aviões com diversos diferenciais tecnológicos para proporcionar mais conforto ao passageiro e menor custo operacional às companhias aéreas. Destaque para o E190-E2 que chegou ao mercado no último mês de abril. No segmento de aviação executiva, o Phenom 300 é o modelo mais vendido da sua categoria pelos últimos seis anos consecutivos.
Agora quando o assunto é mobilidade urbana, a Embraer X é uma organização dedicada ao desenvolvimento de negócios disruptivos que transformem o transporte aéreo do futuro. Com uma mentalidade de startup, a Embraer X tem três pilares fundamentais, que são a formação da futura experiência de usuários de transporte aéreo, a aplicação do conhecimento e a geração de produtos, serviços e modelos de negócios disruptivos. A Embraer X está envolvida em vários projetos, incluindo o desenvolvimento de conceitos do eVTOL, por meio de uma cooperação com a Uber e outras empresas para explorar oportunidades de negócios no ecossistema Uber Elevate.
Baseada na cidade de Melbourne, na Flórida, Estados Unidos, a unidade conta com equipes de inovação estabelecidas no Vale do Silício e Boston, que estão integrando e colaborando com comunidades de inovação. A indústria do transporte aéreo global passa por um profundo processo de transformação, acredita Elaine Funo. “Estamos comprometidos em continuar inovando não somente para o desenvolvimento de produtos, mas também desenvolvimento de novos negócios, com foco na sustentabilidade da companhia. As atividades da EmbraerX é um exemplo dessa frente, em busca do desenvolvimento de ecossistemas que facilite a vida das pessoas e que traga retorno aos investidores”, evidencia.
No mercado de aviação comercial, a Embraer estima uma demanda de 10.550 novas aeronaves com capacidade para até 150 assentos (onde a Embraer atua) nos próximos 20 anos. Este mercado é avaliado em USD 600 bilhões. A frota de aeronaves em serviço deve aumentar, segundo a empresa, para 16 mil unidades no período, comparado às nove mil que estão, atualmente, em operação. O crescimento do mercado vai estimular 65% dessa demanda, enquanto os 35% restantes serão para reposição de aviões antigos.
Os E-Jets E2 são a família de aeronaves de corredor único mais eficiente da atualidade e estão perfeitamente posicionados para consolidar a Embraer como líder de mercado neste segmento e maximizar a lucratividade de companhias aéreas e empresas de leasing.