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Debutando no Troféu Transparência, a Magazine Luiza recebeu em 2021 o Troféu Transparência pela 1ª vez. “A credibilidade da ANEFAC e da Fipecafi reforça a importância desse prêmio para nós. Ele veio coroar o trabalho sério e de qualidade na preparação e divulgação das demonstrações financeiras e fortalecer os profissionais da área de controladoria”, ressalta Valéria Abreu, gerente de controladoria da empresa.
Para a empresa, um Prêmio no qual não há inscrição para participar, a deixa muito feliz e atesta que ela possui o selo da transparência. Além de reforçar a sua referência em demonstrações financeiras para os investidores e para outros públicos. A obtenção de um “selo de transparência”, por uma instituição como a ANEFAC, traz confiança ao leitor desses relatórios.
“A transformação digital que estamos vivendo em todos os aspectos acarreta um acesso muito maior à informação. Informação de todo tipo de qualidade: boa ou ruim. Neste contexto, a comunicação oficial das empresas, com transparência, traz benefícios e enriquece os consumidores destas informações”, diz Abreu.
Nestes 25 anos do Prêmio, ela vê realmente uma evolução na transparência das demonstrações financeiras. A adoção de padrões internacionais de preparação e divulgação apoiou bastante nesta questão, fazendo com que fossem divulgadas, cada vez mais, informações relevantes. “Acreditamos que o conceito de transparência está bastante vinculado à relevância e confiabilidade das informações. Mais uma vez, conceitos vindos dos padrões internacionais (IFRS) são essenciais – essência sobre forma”, pontua.
ESG é um conceito que veio para ficar. Na visão dela, os investidores estão, cada vez mais, procurando empresas preocupadas com aspectos ambientais, de sustentabilidade e governança. Isto porque, na atualidade, são aspectos cruciais para avaliação de riscos de investimento. A transparência nas informações prestadas é um pilar fundamental dos fatores ESG, justamente porque dá clareza nas atenções das empresas voltadas a esse tema.
Para os próximos anos, a estratégia da Magazine Luiza é a transformação digital do varejo brasileiro, dentro de um propósito claro e forte de “levar a muitos o que é privilégio de poucos”. A Magalu conseguiu passar internamente por uma transformação digital de grande sucesso, se tornando uma plataforma digital com pontos físicos e calor humano. O próximo objetivo é levar toda esta infraestrutura digital para qualquer varejista no Brasil, digitalizando o varejo brasileiro.
“Acreditamos que os desafios são os mesmos de qualquer mercado atuante no país: estabilidade econômica e política, que seja minimamente razoável para a aplicação das estratégias das empresas. O Brasil tem um mercado consumidor bastante amplo. Quando se consegue abordar este mercado, oferecendo aos consumidores atendimento de qualidade, as perspectivas são de crescimento”, finaliza Abreu.