Cemig implantou home office permanente como prática de gestão e continuará investindo em tecnologia
“Esta pandemia está ressaltando, de forma mais acentuada, o quanto é importante ser transparente”, afirma Leonardo George de Magalhães, diretor de finanças e relações com investidores da Cemig, acrescentando que este momento desafiador trouxe várias incertezas à gestão e impactos nas operações e nos resultados financeiros, por isso, a transparência nas demonstrações financeiras se torna ainda mais essencial para que os investidores e demais partes interessadas acompanhem e entendam o que está acontecendo na companhia e, ainda, consigam perceber o que está sendo feito para mitigar os efeitos e, por fim, possam avaliar seus investimentos de forma mais segura.
Para a Cemig, que em 2020, está recebendo pela 16ª vez o Troféu Transparência, o Prêmio é um estímulo a todos a continuarem se aperfeiçoando. É de grande valor para a companhia e seus colaboradores, pois representa o reconhecimento externo, concedido por entidades de reputação como a ANEFAC e a Fipecafi, da busca contínua de transparência e prestação de contas de forma adequada para a sociedade. A transparência gera valor à empresa, pois acredita que as demonstrações financeiras e demais canais de comunicação adequados e tempestivos reduzem a assimetria de informações entre a administração e partes interessas, diminuindo a percepção de risco, criando valor através da redução dos custos de financiamento, impactos positivos na reputação etc.
Segundo Leonardo, vale lembrar que é preciso prestar contas à sociedade da contribuição da companhia, nesse momento de Covid-19, com medidas para proteger a sua força de trabalho etc. e continuar empregando os seus valores. “Mais do que uma questão técnica, a transparência representa um compromisso, uma prática que deve estar incorporada na cultura da empresa e dos seus colaboradores. É, ainda, um processo contínuo, que deve estar sempre convergente com as mudanças do ambiente de negócios e da sociedade, pois sempre teremos oportunidades de melhoria e aprimoramento”, recomenda.
Empresa implantou home office permanente e continuará investindo em tecnologia
Por ser uma empresa que fornece um serviço essencial, a maior preocupação em 2020 foi, em meio a pandemia, garantir o fornecimento de energia elétrica sem interrupções. E, isso a Cemig entende que aconteceu graças ao comprometimento e talento da força de trabalho, que teve êxito ao garantir que a energia elétrica mantivesse os hospitais e demais serviços essenciais sem interrupção nas operações por problemas de fornecimento. Adicionalmente, em função dos impactos sobre a atividade econômica, a companhia administrou as questões que envolvem liquidez em função do aumento da inadimplência e queda do mercado.
Com relação as oportunidades, a Cemig buscou incentivar a utilização dos canais digitais pelos clientes e, no que se refere aos colaboradores, a implementação permanente do home office como prática de gestão e maior utilização de videoconferências, evitando viagens, com redução de custos e melhor aproveitamento do tempo. Como ainda não vislumbra uma recuperação do mercado neste semestre, a companhia deve continuar aproveitando os ensinamentos, trazidos pela pandemia, com a utilização da tecnologia de forma mais efetiva na melhoria da prestação dos serviços aos seus mais de 8 milhões de clientes.