……………………………………………………………………………………..
O slogan do Troféu Transparência de 2021: “O mundo se transforma, a transparência se intensifica”, segundo Esteban Angeletti, diretor de relações com investidores e finanças da Empresas Randon, traduz a caminhada da sociedade e do ambiente de negócios como um todo, especialmente no âmbito digital. “A cada novo passo de evolução desse processo, mais mecanismos são desenvolvidos, aprimorando as formas de ser transparente. Além disso, a transparência nos atos e ações tem se consolidado como um valor imprescindível para que as empresas e organizações sejam reconhecidas por agirem de maneira ética, com responsabilidade social na construção de seus negócios e no desenvolvimento de ações sustentáveis.
A transparência é um atributo que sempre esteve presente na história de mais de sete décadas e que permeia todas as ações da Empresas Randon. Por isso, ficou muito honrada em receber, pelo terceiro ano consecutivo, o Troféu Transparência. Conquistar mais uma vez este reconhecimento comprova que está no caminho certo, e, ao mesmo, tempo potencializa sua responsabilidade em permanecer avançando, aprimorando constantemente os processos de governança, em sintonia com as melhores práticas.
Nestes 25 anos de premiação, a empresa já foi ganhadora em outros anos, mas a primeira, em 2019, é uma recordação marcante desta trajetória. Cada nova premiação renova a sensação de cumprimento do dever com responsabilidade e ética da Empresas Randon. Estar entre as companhias premiadas, de forma consecutiva, nesses últimos três anos, simboliza a maturidade alcançada em seus processos de governança, pela experiente equipe dedicada que conduz tudo isso. Com esse pensamento, acredita que receber o Troféu Transparência não significa um ponto de chegada, mas sim o combustível que fortalece sua caminhada, auxiliando no reconhecimento dos acertos para o aprimoramento constante que busca.
A evolução da transparência nas demonstrações financeiras nesses últimos 25 anos, em que a premiação existe, se traduz na valorização cada vez maior da transparência como atributo para a consolidação de uma organização. Conforme a sociedade foi atualizando métodos, mecanismos e tecnologias, novas formas de controle e comunicação das informações foram sendo criadas ou aperfeiçoadas. A empresa saiu de modelos análgicos dos controles de processos para um ambiente completamente digital no processamento dos dados necessários, que possibilitam hoje apresentar DFs cada vez mais completas e ágeis.
“Acreditamos que transparência é fundamental nas relações entre as organizações, um compromisso que deve assumir para a garantia de uma governança estruturada. Entendemos que o segredo está em estabelecer que ela é um dos pilares prioritários, acompanhando constantemente as principais discussões para estarmos sempre à frente na busca pelas melhores práticas em termos de apresentação das demonstrações financeiras. O processo de aperfeiçoamento dos nossos mecanismos de governança corporativa e de relacionamento com nossos públicos é contínuo, com cada vez mais assertividade nos releases trimestrais e anuais de resultados e notas e comunicados enviados ao mercado”, explica Angeletti.
Segundo ele, a transparência é um dos atributos que mais agrega valor atualmente e hoje há uma exigência natural de todos os públicos que se relacionam com a companhia para que as informações sejam tratadas de forma cada vez mais clara, consistente e com agilidade. São condições fundamentais para poder sustentar movimentos como uma boa gestão de fluxo financeiro ou atender requisitos de ações ambientalmente sustentáveis e com impacto social relevante. A empresa acredita que aquelas que atuam de forma transparente, e próximas de seus públicos, serão mais consistentes e terão sua reputação preservada.
Inovação, sustentabilidade e diversidade em pauta
Para 2022, a Empresas Randon permanece em constante evolução dos mecanismos de governança corporativa e do relacionamento com os seus públicos. Do ponto de vista das estratégias de negócios, está focada em acelerar ainda mais sua agenda de temas ligados à sustentabilidade e inovação.
A partir de compromissos públicos que assumiu neste ano, tem como missão acompanhar o cumprimento das metas estabelecidas, garantindo as condições necessárias para que sejam alcançadas dentro dos prazos definidos. Entre os compromissos, assumidos pelas Empresas Randon, estão zerar até 2025 a disposição de resíduos em aterros e lançamento de efluentes, reduzir em 40% a emissão de gases de efeito estufa gerados no processo de produção até 2030, duplicar o número de mulheres em cargos de liderança até 2025, zerar acidentes graves e ampliar a receita a partir de novos produtos.
Além disso, segue acelerando movimentos que aumentem a presença internacional das unidades de negócio, e, principalmente, ampliando as iniciativas de pesquisa, desenvolvimento e produção de produtos inovadores e projetos transformacionais ligados a tecnologias com materiais inteligentes, além de ações de automação de processos produtivos. Essas são frentes que vão possibilitar um aumento das sinergias internas e externas, ganhos de eficiência e busca por novas frentes de negócios.
Nos mercados em que a empresa atua, os desafios principais se concentram na manutenção de bons resultados operacionais e financeiros em meio ao contexto global de dificuldades de abastecimento e desalinhamento da cadeia logística global, ainda sobre as contenções necessárias em razão da pandemia de Covid-19, que provocam uma pressão natural sobre custos e demandas.
No cenário nacional, o quadro político exige atenção, tendo em vista as eleições presidenciais que ocorrem no segundo semestre do ano, e as implicações desse processo eleitoral nos rumos macroeconômicos do país. Como oportunidade, neste momento, está sendo possível acelerar importantes mudanças, como a transformação digital.
“Entendemos que os instrumentos que adotamos, como uma gestão conservadora e responsável dos fluxos financeiros, aliada com a diversidade de segmentos e portfólios de produtos e presença em geografias com realidades distintas e complementares, são fundamentais para enxergarmos a perspectiva futura de forma positiva”, finaliza Angeletti.