Lojas Renner mantêm sempre o foco no cliente e no propósito de oferecer a ele uma experiência cada vez mais omnichannel
“É um orgulho enorme sermos contemplados com o Troféu Transparência, este prestigiado reconhecimento no mercado de capitais brasileiro, pelo segundo ano consecutivo. Isto materializa nosso principal valor, que é o “Encantamento”, traduzido para a divulgação de nossas informações financeiras”, diz Luciano Agliardi, diretor de controladoria da Lojas Renner.
Para a companhia, a primeira Corporation do Brasil, com 100% das ações negociadas em bolsa, que prima sempre pelo mais alto grau de governança corporativa, o Prêmio tem ainda mais significado e é fruto do trabalho obstinado de um time que não mede esforços para prover a melhor informação a todos os leitores das demonstrações financeiras. Pois, em entendimento, a transparência é essencial e contribui de forma significativa para melhores decisões.
Com uma base de mais de 100 mil acionistas, transparência gera segurança para as decisões de investimento, aumenta a credibilidade perante os seus públicos de relacionamento, melhorando as condições para o desenvolvimento de negócios e parcerias, em uma companhia como a Lojas Renner. Desta forma, a companhia acredita que a transparência agrega valor a todos os públicos que se relacionam direta ou indiretamente com a empresa. E, também, que a transparência precisa estar inserida na sua cultura e nos seus valores. Na visão da companhia, quando todos na organização entendem que a transparência agrega valor, é viabilizada uma relação de benefícios mútuos, tanto para a empresa quanto para os públicos de relacionamento.
“A partir do momento em que a informação resultante das decisões da gestão é fornecida de forma transparente, tanto internamente quanto externamente, isso gera inputs que retroalimentam o processo decisório, criando um círculo de melhoria contínua de performance. Não menos importante é a contribuição para a valorização da marca. A transparência reforça a consistência no relacionamento não apenas com acionistas, mas também com nossos clientes, fornecedores e sociedade em geral”, explica Luciano.
Foco no cliente e experiência cada vez mais omnichannel
O ano de 2020 tem sido um dos mais desafiadores para a sociedade como um todo e para Lojas Renner não foi diferente. Desde os primeiros sinais da Covid-19, as decisões da companhia foram tomadas ancoradas em suas convicções e valores, priorizando a saúde de colaboradores e clientes, o que os levou a ser os primeiros a fechar temporariamente todas as lojas.
“Mobilizamos uma grande rede de colaboração, para multiplicar esforços e investimentos no combate à crise sanitária e econômica, apoiando instituições de saúde e comunidades. Simultaneamente, reagimos de forma rápida e responsável, ajustando despesas, revisando os investimentos e reforçando nosso caixa, com objetivo de fortalecer a estrutura de capital, manter empregos e suportar nossa rede de fornecedores”, relembra Luciano.
A partir daí, a Lojas Renner focou nos níveis de serviço para fazer mais rápido e melhor e, principalmente, para se adaptar a um novo comportamento de consumo. A companhia acelerou o processo de transformação digital (que já estava em curso), engajando equipes, antecipando projetos e desenvolvendo soluções em tempo recorde, sempre com foco no cliente e no propósito de oferecer a ele uma experiência cada vez mais omnichannel.
Este cenário reforça a visão da companhia na convicção das estratégias traçadas e planejadas nos últimos anos, apostando em digitalização, em Inteligência Artificial e na análise de dados para cumprir com um propósito maior, que é o encantamento. Pois, acredita que marcas com significado e proposta de valor clara geram diferenciais competitivos.
Para o futuro, a Lojas Renner está comprometida com projetos de longo prazo e com a sustentabilidade dos negócios. Focando na continuidade do processo de sua transformação digital. Seu target de lojas para 2025 está inalterado e segue atenta as novas possibilidades para executar sua estratégia, através do desenvolvimento de um ecossistema de moda e lifestyle.