Em pleno início do primeiro mandato do novo Presidente eleito no Brasil, com expectativas de mudanças significativas na condução da economia e maior rigor contra a corrupção, mais um ano se inicia, e com ele, novas formas de encarar desafios. É com este espírito que a ANEFAC ingressa nesta nova jornada. A ordem do dia, arrumar a casa para a retomada do crescimento toma conta de nossas atenções. E estamos falando aqui de nossas empresas, mas também do novo ciclo que se inicia dentro da própria ANEFAC com a diretoria que terei a grande honra de presidir.
A Gestão 2019 que dá espaço à renovação para adicionar aos feitos já realizados outras visões e novos projetos, além de continuidade aos planejamentos já propostos. Encontramos um cenário de grandes perspectivas, não somente no que diz respeito aos planos da ANEFAC, mas à direção tomada pelo mercado como um todo. Uma época marcada pela expectativa de mudanças na condução da política econômica para a retomada dos pilares macroeconômicos acrescenta ao início do novo biênio contornos ainda mais estimulantes.
Assim como os desafios propostos pela constante evolução das normas e regulações que provocam movimentação no dia a dia dos profissionais das áreas financeiras, administrativa e contábil. Por isso, iniciamos o ano com enfoque em temas necessários aos executivos, entre eles, fechamento das demonstrações financeiras, efeitos da Reforma Trabalhista, E-Social, Revolução Industrial e cases de sucesso de grandes empresas em diferentes abordagens para inspirar um ano de árduo trabalho e muito sucesso.
É isso o que desejamos a você, caro leitor.
Milton Toledo
Presidente da ANEFAC
Uma época marcada pela
expectativa de mudanças
Revista ANEFAC
Uma publicação da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade
Rua 7 de Abril, 125 – 4º andar – Cj. 405 – CEP 01043-000 – Centro – São Paulo/SP
Fone: 11 2808-3200 / Fax: 11 2808-3232
www.anefac.org.br
Presidente: Milton Toledo
Conselho Editorial: Andrew F. Storfer, Boli Rosales, José Ronoel Piccin, Louis Frankenberg, João Carlos Castilho Garcia e Roberto Vertamatti
Presidência Regional
São Paulo
Marta Pelucio
Rio de Janeiro
Mauro Jacob
VICE-PRESIDÊNCIAS ÁREA TÉCNICA
Finanças
Jorge Augustowski (Head)
Administração
David Kallás (Head)
Contabilidade
Christiano A. Beleze dos Santos (Head)
Tributos
Edinilson Dias Apolinário (Head)
VICE-PRESIDÊNCIAS – ÁREA INSTITUCIONAL
Administração e Finanças
Marcus Beszile (Vice-Presidente)
Marketing e Parcerias
Marcus V. Bottaro Duarte (Vice-Presidente)
Mídias Sociais e Comunicação
Jussara Goyano (Vice-Presidente)
Capital Humano
Emerson Weslei Dias (Vice-Presidente)
Conselho de Administração
Amador Alonso Rodriguez (Presidente), Andrew F. Storfer, Antonio Carlos Machado, Carlos Roberto Matavelli, Charles Barnsley Holland, Clóvis Ailton Madeira, Edmir Lopes de Carvalho, Gennaro Oddone, João Carlos Castilho Garcia, José Ronoel Piccin, Pedro Lucio Siqueira Farah, Roberto Vertamatti e Rubens Lopes da Silva
Sede
Superintendente: Boli Rosales
Associados: Luciana Lima
Comercial: Talita Dias
Comunicação: Karina Bolognani e Suzamara Bastos
Eventos: Juliana Spalding e Stefani Burger
Financeiro: Maria Penha Costa
Jornalista responsável: Suzamara Bastos (Mtb 45.822)
Designer: Patricia Barboni
Projeto gráfico: be.érre design
As opiniões expressas nos artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores.
Ilustrações projetadas por Freepik