Saber usar as novas tecnologias a favor do seu negócio é um processo feito de aprendizados contínuos
Vivemos em um momento dinâmico e desafiador para os negócios, porém com enorme potencial para quem realmente está disposto a empreender e inovar. O desenvolvimento tecnológico é acelerado, com novas ferramentas chegando ao mercado quase que diariamente e com preços cada vez mais acessíveis. Para que as empresas sobrevivam nesse cenário, é essencial revolucionar os processos, utilizando as novidades tecnológicas e não se limitando pelo “o que sempre foi feito”.
É preciso ter cuidado na implementação dessas mudanças. Seu negócio não pode ser engolido pelos avanços tecnológicos, mas as novas ferramentas devem ser usadas de forma estratégica para resolver desafios internos e externos da sua empresa e os desejos e dores do seu cliente.
O ano de 2020 chegou e colocou à prova a preparação de empresas de todos os setores. Mais do que nunca, tivemos que encurtar distâncias, inovar e otimizar tempo, recorrendo muitas vezes à tecnologia para isso. Na Dux Grupo, nos últimos dez anos, trabalhamos diretamente com indústrias de grande e médio porte, oferecendo soluções de neutralização de odores e gases industriais. A pandemia do novo coronavírus nos impôs o desafio de manter a marca relevante e útil à nova realidade, tanto para os nossos clientes quanto para um novo mercado que estava se abrindo. Então, adaptamos nossas ferramentas de trabalho em sistemas de desinfecção de ambientes e higienização de pessoas, pensados para garantir a saúde humana em espaços corporativos e industriais.
A tecnologia de microaspersão das soluções Dux é 100% brasileira, então temos muita proximidade com sua fabricação e, como consequência, tivemos facilidade em remodelá-las em novas possibilidades. Como resultado, esse ponto de virada veio muito rápido – em apenas 15 dias – exatamente por nossa autonomia e expertise com as ferramentas. Esse é o primeiro aprendizado que tivemos: conhecer profundamente as tecnologias já sendo utilizadas pode abrir portas e agilizar transformações necessárias no portfólio.
Como todos sabemos, para garantir o sucesso de um negócio não podemos nos dar como satisfeitos nunca. Em um mundo cada vez mais integrado, uma empresa precisa garantir não apenas a qualidade do seu produto ou serviço, mas sua abrangência nacional, capacidade de produção e agilidade. Na Dux, recorremos mais uma vez à tecnologia. Desenvolvemos um dos primeiros e-commerces voltados às indústrias. Isso permitiu mais agilidade e diálogo com o público, mas alguns cuidados precisam ser tomados na criação de uma loja on-line em qualquer empresa.
O primeiro passo para construir um portal de compras eficiente é investigar quem é o seu consumidor e o que ele deseja, quais os anseios que nutre no contexto atual. Assim, a construção do e-commerce se torna quase que um trabalho à quatro mãos: empresa e o cliente. Pense em estratégias para responder aos questionamentos dos clientes e resolver seus problemas o mais rápido possível. Fique sempre atento aos feedbacks, que são importantíssimos no entendimento do que otimiza e o que obstrui a experiência de compra. É importante reforçar que mais nada é sólido, tudo deve ser revisto periodicamente com o pensamento do que pode ser melhorado e como.
Chamamos de customer first a tática de utilizar depoimentos de clientes para guiar decisões importantes. Ainda que essa “voz” não deva ser seguida cegamente, ela é importante no desenvolvimento de qualquer nova ferramenta, principalmente no que diz respeito às novas tecnologias e inovações, estratégias e até mesmo no desenvolvimento do portfólio.
As novas tecnologias nos permitem estabelecer diálogos com nossos atuais e potenciais clientes e agilidade, mas utilizadas sem conhecimento, estratégia ou constantes atualizações, podem ter o efeito contrário. A inovação move os negócios, mas deve ser uma linha que conecta as diversas áreas de uma empresa, para que todas as unidades consigam crescer juntas, garantindo uma experiência positiva para consumidores, colaboradores e fornecedores. Consequentemente, assegurando o sucesso e crescimento das empresas.
Artigo escrito por Márcio Del Cól, que é diretor comercial da Dux Grupo.