Processos e riscos
Ferramentas de sucesso para PMEs
Contabilizando o sucesso, dicas para uma melhor gestão operacional e comercial. Em 23 de outubro aconteceu o simpósio: Ferramentas de sucesso para PMEs. Três especialistas debateram temas importantes que condicionaram o empresário para a atualização das melhores práticas do mercado.
Entre os assuntos abordados, o uso de ferramentas para gestão de riscos e ética, Data Science aplicada às PMEs, entre outros. O encontro foi coordenado por Eduardo Nunes, diretor executivo de processos e riscos da ANEFAC e sócio Numeric, com palestras de Claudio Soldeira, business development manager Data Analytics & Data Science na Qintess, Joaquim Batista Xavier Filho, sócio da Xavier Advocacia Empresarial, e Paulo Arakaki, membro de Conselho de Administração, Comitê de Auditoria e conselheiro fiscal de empresas.
PMES: cases de aderência à legislação
Eduardo Nunes, diretor executivo da ANEFAC e sócio da Numeric, Jefferson Guimarães, lead audit e autor do livro: Sistemas de gestão antissuborno – Guia para a ISO 37001, e Glades Chuery, diretora de governança corporativa da ANEFAC e gerente de compliance da Grant Thornton, conduziram o simpósio no dia 10 de setembro com apresentação de dois cases:
Case 1: Sistema de Gestão Antissuborno e Compliance
PROGRAMA DE INTEGRIDADE: Quais os impactos para as PMEs? O que fazer para atender aos requisitos normativos? Lei 12.846/2013 e cases de implantação, incluindo ISO 37001.
Case 2: Riscos X Cegueira generalizada
Contextualização da cegueira deliberada, os impactos nas PMEs, como prevenir sua empresa?
PME´S
PME´S – O uso das demonstrações financeiras e a revisão da IFRS
O CPC PME está em revisão na Fundação IFRS. A revisão da Norma IFRS para PME e pesquisa do IASB sobre a Revisão da Norma IFRS para PME na perspectiva dos usuários das DFs foram a temática do webinar no dia 20 de outubro, com medicação de Marcio Silva, diretor executivo para PMEs da ANEFAC e sócio da Magna Contabilidade, e palestras de Marta Pelucio, presidente regional São Paulo da ANEFAC, sócia da Praesum Contabilidade e membro do SMEIG, e Edson Teixer, diretor de contabilidade da ANEFAC Rio de Janeiro, sócio da IRKO RJ e membro do SMEIG.
Dados
LGPD – Aspectos práticos e governança de dados
O simpósio, realizado no dia 8 de outubro, mostrou a LGPD na prática, bem como a implementação – elaboração de um Roadmap -, accountability, a autoridade nacional de proteção de dados e atuação de outros órgãos de controle, a LGPD sob o olhar da governança de dados, aspectos regulatórios, ciclo de vida do dado, privacidade e proteção e desafios e oportunidades.
A frente do encontro Fernando de Oliveira Marques, coordenador executivo do PNBE (Pensamento Nacional das Bases Empresariais) e sócio do Oliveira Marques Advogados, Fabricio Lira, diretor de dados e inteligência artificial da IBM, Vitor Morais de Andrade, membro do Conselho de Ética do CONAR, VP de RI da ABRAREC e sócio do Morais Andrade Advogados, e Samara Schuch, sócia diretora de Cyber Security & Privacy na KPMG no Brasil.
Capital humano
Clima, resultados e home office
Um bate-papo interativo sobre o futuro do home office foi o escopo do webinar no dia 30 de setembro. A ideia foi responder algumas perguntas: Como será o ambiente de trabalho daqui para frente? Será que o formato de escritório ou o home office vai prevalecer? Aliás, estávamos preparados para um “full home office”?
Foram debatidos a relação entre clima, produtividade e resultados, home office mandatório na pandemia – impactos nas pessoas e empresas -, o presente e o que esperar do futuro. Os membros da ANEFAC, Emerson Dias, vice-presidente de capital humano, consultor independente de carreira e negócios e membro da Comissão de Educação Profissional Continuada no Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), e David Kallás, vice-presidente de administração e sócio KC&D, receberam Cassiano Machado Silva, sócio da Growth Consultoria, e Filipe Talamoni Fonoff, da FIA Business School.
Conexão, compartilhamento e colaboração
O poder do propósito construindo comunidades de inovação. A Cultura data-driven consiste basicamente em tomar decisões embasadas em dados. Essa cultura, orientada por dados, existe quando uma empresa organiza seus processos e métricas com base em dados reais, fugindo assim de decisões embasadas em intuição, instinto ou exemplos passados.
No webinar realizado em 27 de agosto foram apresentados conceitos dessa tecnologia aliados a formação de profissionais. De um lado, a Alteryx apresentou suas soluções, enquanto a KPMG compartilhou um caso prático da utilização dessa ferramenta. Thammy Marcato, diretora de transformação digital da ANEFAC e decoder da KPMG, Leandro Rodriguez, vice-presidente América Latina da Alteryx, e Ricardo Santana, sócio da KPMG Lighthouse, foram os responsáveis pelo conteúdo.
Finanças
O papel do Conselho Fiscal nos clubes de futebol
A padronização da atuação dos Conselhos Fiscais das Associações Esportivas, bem como os Conselhos Fiscais podem agir de forma mais ativa dentro dos clubes e como adotar as melhores práticas de governança e documento sugestivo de princípios e atributos para formular o que seria uma liga, foram os assuntos de simpósio no dia 9 de outubro.
Um grande time esteve a frente do conteúdo: Carlos Aragaki, vice-presidente adjunto da ANEFAC e sócio da BDO, Francisco Clemente, diretor de finanças corporativas da ANEFAC e líder de Media & Sports da KPMG, Sergio Cerqueira, presidente do Conselho Fiscal do Botafogo de Futebol e Regatas, Mauro Silva, vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, Pedro Trengrouse, sócio de Trengrouse & Gonçalves Adv., FIFA Master e coordenador acadêmico do Programa FGV/FIFA/CIES em Gestão de Esportes, Roberto Merlo, vice-presidente técnico do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), coordenador operacional do GT das Normas Contábeis Entidades Desportivas do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e Wagner Matias, assessor na Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do torcedor na entidade.
Monetização do futebol: alternativas pouco exploradas pelos clubes
Entretenimento, experiências exclusivas e conteúdo. Estas são três palavras que pavimentam um caminho fértil e alternativo para que os clubes de futebol encontrem novas receitas e soluções para equacionar seus desafios de gestão financeira e resultado nos próximos anos.
Parte destas soluções são inéditas no Brasil, mas de fácil observação ao redor do mundo. O desafio está em implementá-las ao mesmo tempo que os clubes lidam com os desafios da gestão do futebol e das mudanças em busca de maior governança, transparência e controle.
Marcelo Fernandes, CEO da MUDE Brasil, Carlos Aragaki, vice-presidente adjunto da ANEFAC e sócio da BDO, e Francisco Clemente, diretor de finanças corporativas da ANEFAC e líder de Media & Sports da KPMG, apresentaram essa temática no dia 22 de setembro em webinar.
Reforma Tributária: do que estamos falando?
Quais as propostas da Reforma Tributária em discussão e seus impactos? Foi a grande pergunta respondida em simpósio no dia 6 de outubro. A ideia foi trazer um debate sob vários pontos de vista – especialistas -, não só da área tributária, mas também econômica, empresarial, e de mercado, com exposição de pontos chaves, abordando perguntas e respostas com dúvidas dos participantes.
Com conteúdo dos membros da ANEFAC, Andrew Storfer, conselheiro e CEO da América Energia, Jorge Augustowski, vice-presidente de economia e finanças e sócio da Lexus Business & Corporate Development, Roberto Puoço, diretor executivo e sócio da KPMG, Roberto Fragoso, vice-presidente adjunto de tributos e sócio do Perez Fragoso Advogados.
Tecnologia
Transformação digital: a importância dos dados
Acelerar a transformação digital na sua empresa e alavancar seus investimentos realizados foi a grande temática do webinar do dia 23 de setembro. Foi convidado o especialista da Microstrategy, Anderson Santos, team leader, sales engineering, para falar sobre como uma estratégia em nuvem e a capacidade de tornar suas aplicações existentes mais inteligentes, seus colaboradores até 100x mais produtivos, seus processos mais eficientes e suas decisões baseadas em dados confiáveis podem ser aliadas neste processo. Pela ANEFAC a nossa vice-presidente de tecnologia, Lilian Primo Albuquerque, que também é vice-presidente do conselho consultivo do Instituto Êxito e executiva da IBM.
Governança
Simpósio de Governança Corporativa
A governança experimental foi debatida em simpósio no dia 18 de setembro. Entre os assuntos, as práticas de gestão de riscos, programas de compliance, ética e integridade, conselho de administração e comitês de assessoramento.
As boas práticas de governança foram discutidas por Andréia Fernandez, vice-presidente de governança da ANEFAC e diretora de compliance Latam da Serasa Experian, Glades Chuery, diretora de governança corporativa da ANEFAC e gerente da Grant Thornton, Luciana Bacci, diretora executiva de governança corporativa da ANEFAC e coordenadora da comissão de riscos do IBGC, Giovani Saavedra, professor do Mackenzie e sócio da Saavedra & Gottschefsky – Law Firm, Luiz Rodrigo Moretto, head global de auditoria interna da Braskem, e Thomas Brull, conselheiro independente e instrutor no IBGC.
Administração
Investimentos de impacto: lucros, meio ambiente e justiça social
Existe um mercado em crescimento e com potencial para quem deseja aplicar o dinheiro com inteligência, e também, se preocupa com os problemas ambientais e sociais. Por um lado, há investidores querendo alinhar suas carteiras aos seus ideais e, por outro, empresas que buscam novas formas de empreender, através do impacto social positivo, que precisam de novos investimentos.
Para debater sobre desafios e oportunidades do investimento sustentável no Brasil, a ANEFAC realizou webinar no dia 2 de setembro, com os especialistas, Emerson Dias, vice-presidente de capital humano da ANEFAC e consultor de carreira independente, David Kallás, vice-presidente de administração da ANEFAC e sócio da KC&D, Jorge Augustowski, vice-presidente de finanças e economia da ANEFAC e sócio da Lexus Business & Corporate Development, e Marcos Pedote, diretor executivo da Trê Investindo com Causa.