Hoje, vivemos em um mundo que avança em alta velocidade, embalado por uma transformação, impulsionada pelo avanço das tecnologias digitais que estão mudando as cadeias de valor e os modelos de negócios, impactando nossa vida pessoal e profissional. Uma mudança sem precedentes que afeta também a frequência e a forma de adquirir novos conhecimentos e habilidades.
Segundo o IDC, a América Latina passa por uma carência de mais de 586 mil profissionais de TI em 2020, fazendo com que as empresas mudem seus planos e atrasem o lançamento de produtos e serviços no mercado, o que podem ocasionar perdas de pelo menos 0,9% do PIB da América Latina. Mais de 146 milhões de alunos na América Latina, segundo a UNESCO, continuam sendo afetados pela interrupção das aulas presenciais em decorrência da Covid-19, o que aumenta ainda mais a lacuna no desenvolvimento de competências voltadas para as necessidades do mercado de trabalho.
O que podemos fazer para acelerar o desenvolvimento de habilidades?
Na IBM, acreditamos que tecnologias disruptivas podem acelerar o futuro da educação na América Latina e que o conhecimento deve ser colaborativo e aberto. Buscando capacitar a próxima geração de profissionais de tecnologia, lançamos a Maratona Behind The Code na região.
A Maratona é uma competição de programação virtual, que convida desenvolvedores a resolver desafios de negócios propostos por grandes empresas da região, utilizando tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e kubernetes, disponíveis em IBM Cloud.
A Maratona, que terá duas fases, começou o dia 15 de agosto de 2020. A primeira fase, de 30 dias, será composta por uma competição em português para o Brasil e uma em espanhol para o resto da América Latina. Empresas e instituições líderes do setor, como o Alestra, Algar Tech, BanCoppel, BCP, Centro Universitário FIAP, Cocamar, CompuSoluciones, Digital House, ICBC Argentina, Saint PaulEscola de Negócios, TecBan, TNT Energy Drink, Tortuga Code, UNINASSAU e Universidade Anáhuac, entre outros, irão propor oito desafios de negócios para cada um dos idiomas. Os Top 100 desenvolvedores, com as melhores pontuações da fase, ganharão uma viagem para um evento único em uma praia mexicana e se encontrarão com os patrocinadores.
Já na segunda fase, a Grand Finale, que vai durar um dia, os 100 melhores desenvolvedores competirão mais uma vez para ver quem serão os Top 5 Master Devs da região. Os cinco campeões ganharão uma viagem para um programa de imersão na aceleradora de startups, IBM Alpha Zone, em Telavive, Israel.
A IBM já está fornecendo ferramentas e conteúdos para ajudar os desenvolvedores em sua jornada de aprendizado, auxiliando-os na resolução dos desafios de negócios que serão apresentados durante a competição e aprimorando suas habilidades nas tecnologias mais solicitadas no mercado de trabalho atual.
A Maratona Behind the Code 2019 – a primeira edição da Maratona Behind the Code – reuniu por volta de 27 mil desenvolvedores de todos os estados do Brasil para resolver nove desafios de negócios propostos em 42 dias. Durante toda a competição, foram criadas mais de 40 mil linhas de código.
As inscrições já estão abertas e podem ser efetuadas pelo site ibm.biz/maratona.
Artigo escrito por Marcelo Spaziani, que é vice-presidente de vendas e value creation da IBM América Latina.