Criada para se tornar uma empresa especialista em educação na jornada da maternidade, a B2Mamy, conecta mães ao ecossistema de tecnologia e inovação com pertencimento. “Apaixonadas por pessoas, somos horizontais, inovadoras, ambiciosas, colaborativas e exponenciais. Nosso propósito massivo transformador é formar mulheres líderes e livres economicamente e prover dados para que o mercado reaja positivamente a esse novo status quo”, explica Carolina Pugliesi, docente de estratégia do Oceano Azul – Programa Pulse – B2Mamy, fundadora BeBlueOcean e cofundadora do Grupo Womby.
O DNA da aceleradora é tecnologia e inovação. A empresa nasceu de três dores: a solidão e a dúvida entre retomar a carreira ou empreender, a necessidade de aprender habilidades da nova economia e a importância de conhecer pessoas nesse novo contexto. De acordo com ela, a trilha de educação da empresa já acontecia on-line, mas com a vinda da epidemia lançaram o e-place, a primeira plataforma de realidade virtual e streaming, especializada na jornada da maternidade.
“A transformação digital está envolvida neste processo, trazendo também o que chamamos de “escalar o abraço”, levando nosso pertencimento a qualquer lugar do Brasil. O e-place veio para ajudar a tratar essas dores que foram potencializadas com esse afastamento. Além disso, nossa trilha de capacitação Start teve redução de preço como uma maneira de apoiá-las. Fizemos também uma pesquisa dentro da nossa comunidade com mais de 10.500 mães para entendermos quais desafios estão passando, pois queremos entender para solucionar. Essa é a nossa dinâmica”, explica Pugliesi.
A B2Mamy se baseia em dados e no conceito de estratégia do Oceano Azul, além de terem uma equipe coesa muito capacitada e multidisciplinar. De acordo com a estratégia do Oceano Azul, para uma empresa se tornar um negócio sustentável, é preciso buscar novos mercados, menos competitivos (oceanos azuis) ao invés de disputar o mesmo mercado com tubarões (concorrentes), que tornam os oceanos vermelhos, onde a única diferenciação é preço.
Segundo ela, é importante ver oportunidades onde os outros veem restrições e mergulhar em oceanos azuis e além disso:
• Pesquisar/dados não sugestionados – quais as dores atuais dos seus clientes e não clientes óbvios? Identificar atributos de valor que te diferenciem dos concorrentes. Só preço não é o bastante! Ex.: hoje se a marca não faz delivery, está fadada a morrer;
• Expandir sua visão para o ecossistema no qual seu cliente/não cliente está envolvido;
• Não tente resolver só os seus problemas;
• Não ache que somente ir para o digital fará você ganhar dinheiro. Sem estratégia, o caminho é obscuro, e não existe implementação, porque não há uma bússola a seguir, não há foco, não há persona. Os dados são a base para a criação de uma estratégia sólida;
• Sozinho ninguém vai longe. Una-se a parceiros para levar uma solução.
A B2Mamy recebeu investimento de R$600 mil em meio a pandemia
Com o lançamento da B2Mamy e-Place, a aceleradora recebeu um aporte de R$ 600 mil para impulsionar o novo negócio durante o evento B2Mamy Day. A plataforma é um ambiente on-line único, baseado em quatro principais pilares: conteúdo e entretenimento produzido ou curado pela B2Mamy, dados & pesquisa de mercado para marcas que tenham fit com a audiência, conexões com outras mães e players do ecossistema e consumo com a oferta de produtos e serviços exclusivos. A plataforma atua como uma versão segmentada do Netflix e de jogos como Second Life e Fortnite. Depois do primeiro acesso, com login realizado, a usuária da plataforma não estará no trabalho ou em casa, mas em um terceiro lugar, totalmente focado em promover a melhor experiência e a mais humanizada possível.
Mesmo em meio a atual crise econômica, um pool de investidores-anjo, entre eles Daniel Magalhães e Kika Ricciardi, aportou R$ 600 mil e a B2Mamy recebeu os recursos para tracionar esse novo modelo de negócio totalmente digital e escalável. Para a aceleradora, foi preciso reformular os programas, eventos e ações, evoluindo-os para o mundo digital.
O lançamento da nova plataforma aconteceu durante a 4ª edição do B2Mamy Day, no último dia 30 de maio. Na ocasião, a empresa promoveu um sábado especial com mais de 14 horas de conteúdo on-line em três arenas de discussões e palestras, pitch fight para investidores e salas para consumo dos produtos e serviços de empresas apoiadoras.