A Unidas enxerga crescimento em ambos os segmentos em que atua
Segundo o CFO, a Transparência faz parte de um dos valores da Unidas, a companhia preza e prática isso com os seus colaboradores e seus clientes. “Sem soma de dúvida, isso reforça e demonstra o quanto a Unidas está preocupada em divulgar e demonstrar os riscos e benefícios do seu negócio, de forma clara e transparente aos seus clientes, funcionários e investidores”, destaca.
“Acreditamos que isso vem de um trabalho ao longo dos anos sendo executado pela equipe Contábil/RI, alinhado com as expectativas da administração em apresentar os números de forma clara e transparente aos seus investidores, o nosso time vem aprimorando as nossas demonstrações financeiras ao longo dos anos e o Prêmio reforça o objetivo de sempre apresentar as informações claras e objetivas”, complementa Tulio.
Crescimento e expansão
A companhia atua em dois segmentos: aluguel de carros, clientes pessoa física; pessoa jurídica de curto e médio prazo e carros reserva de seguradoras; e terceirização de frotas, clientes pessoa jurídica que realizam contratos de 1 a 5 anos (média de 28 a 30 meses), podendo terceirizar de 1 a até mais de 500 veículos. Segundo dados da empresa, o segmento de terceirização de frotas cresceu 12,5% ou aproximadamente R$1,0 bilhão de 2016 para 2017. Já o segmento de aluguel de carros cresceu 12,1% ou aproximadamente R$700 milhões no mesmo período.
A companhia enxerga crescimento em ambos os segmentos em que atua, pelo fato da locação no Brasil, isso seja para lazer ou para negócios, ser ainda muito incipiente. Assim, a companhia espera um significativo crescimento no segmento de terceirização de frotas, pois ainda é um mercado com baixa penetração no Brasil e a Unidas acredita muito no crescimento com rentabilidade neste segmento, oferecendo não somente a locação de veículos, mas sim soluções de mobilidade para as companhias. Já no segmento de aluguel de carros, a aposta de crescimento se deve ao mercado que vem se consolidando e crescendo em dois dígitos nos últimos anos.
Os investimentos da Unidas serão direcionados principalmente para o crescimento da frota, em ambos segmentos de aluguel de carros e terceirização de frotas. “A companhia aposta no aperfeiçoamento de seus serviços e novos negócios, pois pretende ser pioneira em soluções de mobilidade veicular, ao conseguir entregar uma plataforma completa de serviços de locação”, explica o CFO.
Um dos principais diferenciais no setor de locação é proporcionar um serviço ágil e completo aos clientes, ele explica que a companhia tem a estratégia de implementar projetos de tecnologia que demandam um patamar significante de investimento, sempre com o objetivo de aperfeiçoar e satisfazer as necessidades cada vez mais exigentes de nossos clientes.
Em termos de cenário internacional, ao explicar a principal diferença do mercado Brasileiro para o Americano e Europeu ele enfatiza que é a consolidação de mercado, enquanto no Brasil temos 11.482 locadoras (Anuário ABLA 2018), nos EUA, as três maiores locadoras, detém aproximadamente 95% do segmento de aluguel de carros americano.
“Acreditamos que esta diferença ainda exista por estarmos em um país continente, sendo muito difícil uma única marca estar presente nos 5,6 mil municípios brasileiros e pela informalidade que algumas locadoras conseguem trabalhar em suas operações, mas esperamos que haja sim uma importante consolidação na locação de automóveis realizada nos aeroportos e nos principais centros urbanos do país”, finaliza Tulio.