Localiza tem como objetivo ser uma das companhias mais inovadoras do mercado de aluguel de carros, protagonista em diferenciação, em mudanças digitais e inovações
“Um dos aspectos mais importantes da nossa cultura é o nosso elevado padrão ético de conduta. Nossa competência profissional e nosso sucesso no mercado dependerão, cada vez mais, do respeito aos elevados padrões éticos e da atitude positiva de cada colaborador para preservar os valores da companhia. Entendemos que o nosso sucesso está ligado à busca de relações permanentes e de respeito e confiança, baseadas no tratamento igualitário e justo, assim como a idoneidade de nossas atitudes”, relata.
“Nossas atitudes são sempre transparentes, com o objetivo de serem respeitadas nas relações com os colaboradores, clientes, acionistas, fornecedores, parceiros, sociedade e governo. A companhia atua como uma cidadã corporativa e que, por meio de seus sólidos valores, contribui a cada dia para a formação de profissionais íntegros e para construção da ética como valor social”, destaca Teixeira. Com o propósito de manter os mais elevados padrões de governança corporativa que agregam valor e dão equidade de informações, conformidade, prestação de contas e clareza a todos acionistas, para a Localiza, o reconhecimento do Troféu Transparência ANEFAC® é muito significativo ao reafirmar o compromisso da companhia com os mais altos critérios de governança, gerando ainda mais segurança aos investidores.
Localiza aumentou sua participação de mercado em 3,0 p.p. e tem 32,3% de market share
A inovação está no DNA da Localiza, a companhia foi reconhecida como a mais inovadora do Brasil no segmento “logística e transporte” pelo Prêmio Valor Inovação 2018. “Nosso objetivo é ser uma das companhias mais inovadoras do mercado de aluguel de carros, protagonista em diferenciação, em mudanças digitais e inovações. E temos conseguido cumprir essa estratégia. Fomos a primeira locadora da América do Sul a desenvolver um serviço chamado Localiza Fast que permite ao cliente fazer todo o processo de locação por um aplicativo, inclusive a abertura do carro, sem passar pelo balcão de atendimento”, evidencia Maurício Teixeira, CFO.
Além do Fast, outros serviços que foram reconhecidos pelo prêmio e que também são reconhecidos pelo mercado: Localiza Way, aparelho exclusivo com localizador, Spotify, Wi-Fi, GPS e outras funções que criam uma experiência de viagem completa ao cliente e Carro conectado, solução de tecnologia integrada que aumenta a inteligência competitiva, alavancando ganhos de produtividade na utilização da frota.
A Localiza atua com aluguel de carros, franchising, aluguel de frotas e seminovos. O Anuário 2018 da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA), traz os dados e estatísticas do ano de 2017 sobre a indústria de locação de veículos levantadas pela entidade. Segundo o Anuário, o mercado de aluguel de carros cresceu 12,3% em 2017, passando de R$5,8 bilhões para R$6,5 bilhões em faturamento bruto. Considerando o faturamento bruto da unidade de aluguel de carros da companhia (incluindo franqueados), a Localiza aumentou sua participação de mercado em 3,0 p.p. no período totalizando 32,3% de market share.
O Anuário também divulgou dados anuais relativos ao setor de gestão de frotas, indicando que este cresceu 12,3% em 2017, passando de R$8,0 bilhões para R$9,0 bilhões em faturamento bruto. Considerando o faturamento bruto da unidade de gestão de frotas da companhia, a Localiza manteve uma participação estável neste mercado.
Em economias desenvolvidas, em que o mercado de aluguel de carros já está mais maduro, se vê a consolidação do mercado por grandes companhias do segmento. Poucas companhias representam grande parte do market share da indústria de rent a car nos EUA e Europa.
Já no Brasil, o mercado é bastante segmentado, com vários players representando cerca de 46,0% do market share. No entanto, avaliando dados históricos, consegue-se ver a tendência de consolidação do mercado brasileiro de aluguel de carros, visto que em 2016 as locadoras menores representavam cerca de 52,2% do market share.