Rumo a um mundo mais ESG, o acesso à informação se torna um fator relevante às empresas que pretendem desenvolver negócios sustentáveis. Os casos de empresas que perderam valor e reputação por não informar sobre as suas ações aos stakeholders são inúmeros e conhecidos, muitas sofreram o chamado cancelamento e tiveram impactos significativos nos seus resultados.
Visando expandir e reforçar a transparência na sociedade, leis foram criadas nacionalmente e internacionalmente para fomentar isso. As normas reforçam a necessidade de cumprir as regras estabelecidas pelo mercado, mas a concepção de transparência deve ir além. Deve estar nos relatórios financeiros, nas ações, na cultura e, principalmente no compromisso assumido.
As experiências no combate à corrupção impuseram como fundamental oferecer as informações de modo que as pessoas possam ter acesso a elas, compreendê-las e fazer uso na tomada de decisões. A transparência exige esforço em prover informações claras e precisas a todos os públicos além de interagir e promover acessibilidade.
Pensando em tudo isso, de acordo com Bolí Rosales, superintendente, a ANEFAC, com base na sua bandeira de transparência governamental e empresarial, no ano em que o Prêmio ANEFAC-FIPECAFI – Troféu Transparência – comemora suas bodas de prata, criou a Agenda da Transparência. Entre as diversas atividades desenvolvidas estão os Circuitos da Transparência, o Portal da Transparência e o E-book de 25 anos do Prêmio.
Portal da Transparência reunirá conteúdo relevante a todos os stakeholders
O portal é um organismo vivo que vai sendo criado e alimentado com as mais variadas informações sobre as ações com relação a transparência que as empresas estão em todo o Brasil. É o começo de uma jornada da ANEFAC para os próximos anos sobre a sua bandeira de promover informações claras ao mercado e, ainda, fomentar que as empresas cada dia mais venham a promover atividades e conteúdos que vão servir a todos no mercado. São aquelas que zelam pela transparência.
Dedicado a receber informações das empresas, dos investidores, das instituições financeiras, público interno, clientes, fornecedores, comunidades e imprensa, podem publicar as suas comunicações com o mercado, as informações financeiras, as questões de relação com investidores, as questões ESG, e outros temas relacionados a transparência.
O portal é um organismo vivo que vai sendo criado e alimentado com as mais variadas informações sobre as ações com relação a transparência que as empresas estão em todo o Brasil. É o começo de uma jornada da ANEFAC para os próximos anos sobre a sua bandeira de promover informações claras ao mercado e, ainda, fomentar que as empresas cada dia mais promoção atividades e conteúdos que vão servir a todos no mercado. São aquelas que zelam pela transparência.
No portal estará ainda disponível em breve o e-book da Transparência com a história de cases de sucesso de todas as empresas, que foram premiadas com o Troféu Transparência, ao longo de 25 anos, são inúmeros casos de sucesso e de evolução do mercado.
Se a sua empresa tem conteúdo que possam ser divulgados, entre em contato conosco.