Cloud + Colocation: motivou a conexão entre dois importantes players do mercado brasileiro: inovTI e ODATA
A importância das infraestruturas digitais para a continuidade dos negócios tem estado cada vez mais em pauta. Mas, na prática, você entende sua relação com o crescimento das empresas neste novo cenário? Ocorre que, à medida que as organizações aceleram sua evolução tecnológica, a estrutura digital torna-se mais distribuída.
Como resultado, muitos Data Centers tradicionais não conseguem atender aos novos requisitos de largura de banda, latência, localização e estrutura de custos necessários à realização dos objetivos do negócio.
Por esse motivo, os líderes de TI estão aproveitando a aceleração digital, impulsionada pela Covid-19, para buscar soluções mais flexíveis e menos dispendiosas. E esses atributos se destacam entre as principais vantagens da combinação da Cloud com o Colocation.
Este cenário foi o que motivou a conexão entre dois importantes players do mercado brasileiro: inovTI e ODATA.
Quer saber mais sobre como essa parceria vem proporcionando resultados relevantes, em termos de flexibilidade, disponibilidade e ultraconectividade, a mais de 20 empresas no País?
Colocation + Cloud = mais agilidade, menos custos
Diante da evasão de recursos motivada pela crise econômica, a promessa de estruturas escaláveis sob demanda e as vantagens da gestão terceirizada estão conduzindo aplicações e sistemas para fora das paredes das empresas.
Este é o cenário da virtualização dos Data Centers on-premise, que vem permitindo que novas colaborações sejam desenvolvidas. Mais especificamente, isso ocorre no desenvolvimento de infraestruturas digitais, buscando-se a sustentação de plataformas de nuvem distribuídas e mais robustas.
Isso foi o que motivou a atuação conjunta da inovTI, empresa brasileira especializada no fornecimento e gerenciamento de nuvem e infraestrutura, e da ODATA, provedora especializada em serviços de colocation.
“As organizações estão procurando maneiras mais previsíveis e precisas de gerenciar seus gastos em tecnologia de infraestrutura. Assim, a mudança para uma estrutura híbrida, composta pela terceirização de seu ambiente e por soluções em nuvem, permite que saiam da montanha-russa dos investimentos em CAPEX e passem para um modelo financeiro mais linear”, aponta Ricardo Alário, CEO da ODATA.
Como nasceu a parceria dessa estrutura digital
Em julho de 2017, Marcio Galbe, founder e CEO da inovTI, observou que o mercado de soluções em cloud crescia rapidamente. E, para aproveitar as oportunidades que se abriam, precisava de um novo parceiro de Data Center com padrão de qualidade global em facilities.
Assim, poderiam oferecer ao mercado corporativo um portfólio de serviços em nuvem de qualidade, escalável e de alta disponibilidade. “Optamos pela ODATA por não concorrermos em soluções. E, com isso, unimos forças para levar um serviço completo para os clientes, com cada parceiro em sua especialidade”, explica Marcio Galbe, founder e CEO da inovTI.
Infraestruturas digitais: resultados da atuação conjunta
Ao longo desses três anos, InovTI e ODATA conquistaram juntas mais de 20 novos clientes. E, nesse período, alcançam um índice de satisfação (Net Promoter Score – NPS) superior a 75%.
Sobretudo, ajudam as empresas a alcançarem os requisitos de ultraconectividade, redução de latência e otimização de custos para atender aos seus objetivos do negócio.
Atualmente, a inovTI conta com uma estrutura digital de nível global, sem a preocupação de concorrência do provedor de infraestrutura em relação ao seu portfólio de serviços.
Conta com “facilities” para reuniões e apresentações de seus clientes dentro do Data Center. E, também, com apoio técnico e comercial da ODATA, além de indicações de novos leads.
Pelos olhos do parceiro: colaboração como fundamento para a construção das infraestruturas digitais
Para Marcio Galbe, a ODATA possui vários pontos importantes e de diferenciais em relação à concorrência. “Já na visita ao DC SP01, foi perceptível o nível de qualidade dos equipamentos e dos profissionais. Foi simples perceber diferencial. Palavra que resume bem: parceria! Mesmo com a inovTI iniciando com apenas um rack, a ODATA nos deu a atenção de um cliente que contrata 10 ou 20. Estamos escalando constantemente e ainda mais agora, por conta de um importante projeto de Cloud Privada e Hosting Dedicado”, avalia.
Em termos de resultados, Marcio Galbe, explica que, “quando mostramos o Data Center para o cliente e ele percebe a qualidade da nossa parceria, imediatamente sente-se mais confortável. Isso agrega um valor difícil de mensurar”. Segundo ele, com ao Marketplace apresentado pela ODATA, avalia ser sensacional, pois a ODATA vira uma fonte de leads qualificados, item cada vez mais escasso no mercado. “Com isso, a inovTI tem avançado bastante: no último ano, crescemos mais de 50%”, finaliza.