Estamos chegando ao fim de mais ano. 2021 fica para trás como aquele que ensaiamos uma volta à normalidade quase dois anos depois da pandemia de Covid-19 chacoalhar o mundo. As coisas apontam ao que parece, pelo menos por agora, para uma retomada em parte do que nossas vidas já foram um dia. Realmente não há muita certeza, mas é fato que estamos num patamar diferente daquele que estávamos quando esse ano se iniciou.
De tudo isso, fica a reflexão da sociedade e empresas que queremos construir daqui para a frente. Falamos tanto em ESG, pauta que está em tudo, mas precisamos lembrar que os fatores ambientais, sociais e de governança estão no meio corporativo há mais de 20 anos. Não são novos. Será que agora nossa percepção de mundo mudou? Será que estamos reavaliando o nosso papel como indivíduo e como empresa? Então, é a perspectiva que é outra? De qualquer forma, as respostas para essas perguntas ainda estão sendo construídas e estarão mais claras no próximo ano.
Para 2022 um dos pontos decisivos para o Brasil é a retomada da economia e superar de vez a pandemia do coronavírus, lembrando que será um ano eleitoral e precisamos conquistar alguma estabilidade política, que dê confiança em investidores internacionais, empreendedores locais e na população como um todo. Vamos precisar de diálogo. Devemos realmente avançar em pautas que podem fazer a diferença para voltarmos a crescer.
Na ANEFAC, nosso ano foi intenso, nesse meu primeiro de mandato, junto com toda a diretoria e a equipe da sede, realizamos tantas ações e tantas criações que o tempo voou. Foram incontáveis eventos, seminários, circuitos e palestras reunindo milhares de pessoas on-line. Com muito conteúdo e atualização profissional aos nossos executivos.
Entre os destaques, o circuito da transparência, os congressos ANEFAC e Tributário, os Prêmios da AMEFAC: Mérito e Profissional do Ano e em formato híbrido do 25º Troféu Transparência – Prêmio ANEFAC.FIPECAFI. As ganhadoras são apresentadas uma por uma nessa edição da Revista.
Desenvolvemos ainda a certificação CAC, a academia de cursos on-line, o portal da transparência e um site novo projetos que continuam no próximo ano. Sem esquecer dos nossos programas que já estavam em andamento como ANEFAC Educa, podcast ANEFAC e todos aqueles que compõem a nossa transformação digital dos últimos anos.
Crescemos em estrutura e em projetos, mesmo diante de todos os desafios econômicos que rondam todo o país. Continuamos trabalhando para ter uma visão de médio a longo prazo. Estamos avaliando o presente com um enorme potencial de auxiliar os executivos e as empresas para reverter a situação econômica atual, afinal acreditamos no enorme potencial do Brasil.
Os desafios não serão pequenos. O que esperamos é que possamos num mundo novo pavimentar uma nova jornada, que seja mais estruturada e eficaz
Muito obrigada e boa leitura!
Marta Pelucio,
Presidente nacional da ANEFAC