A ideia é estabelecer um conjunto de atributos que reconhece e visa dotar o profissional da controladoria com certa homogeneidade de excelência, de forma a propiciar transparência, credibilidade e a sua valorização no mercado de trabalho

Maria Thereza, diretora executiva de certificação da ANEFAC
Por ter uma visão mais ampla do negócio, as empresas estão cada vez mais investindo em possuir em sua estrutura um controller. Esse profissional é conhecido por ocupar uma posição estratégica e oferecer conhecimento quando o assunto são as questões contábeis e financeiras, bem como sobre planejamento e orçamento. Segundo uma pesquisa da Michael Page, no Brasil, o crescimento da demanda pelo controller surgiu após a obrigatoriedade de adequação das empresas brasileiras de capital aberto ao padrão internacional de relatório financeiro (IFRS) e segue até hoje.
Mesmo estando há anos no top 10 das profissões, que estão em alta no mercado, ainda existe uma carência de profissionais qualificados para atuar como controller. Com a finalidade de melhorar esse gap e pensando no aprimoramento profissional, que é um dos valores da ANEFAC, a entidade criou uma comissão com o objetivo de viabilizar um projeto nessa área, levando em consideração os ajustes necessários, em função das demandas do mercado por novos conhecimentos e habilidades, que visam ao final resultados efetivos.
Daí surgiu a ideia de criar uma certificação executiva. “Decidimos por iniciar por meio da Certificação ANEFAC Controller (CAC), considerando que a ANEFAC nasceu com o foco nos profissionais que atuavam na área de controladoria, que está dentro das áreas de conhecimento que envolvem contabilidade, finanças e administração, que estão nos pilares da ANEFAC e, ainda, porque o controller é um dos perfis profissionais mais exigidos nas empresas, conforme se pode verificar em vários estudos já realizados no Brasil e no exterior. Portanto, para nós, essa certificação pode ser entendida como uma evolução natural por estar em consonância com nossa missão e nossos valores”, explica Maria Thereza, diretora executiva de certificação da ANEFAC.
A Certificação ANEFAC Controller estabelece um conjunto de atributos que reconhece e visa dotar o profissional da controladoria com certa homogeneidade de excelência, de forma a propiciar transparência, credibilidade e a sua valorização no mercado de trabalho. Segundo ela, a importância para o profissional está, notadamente, no seu reconhecimento visando a sua própria excelência profissional. “Para as empresas do mercado, a certificação é necessária por propiciar a constante atualização por meio da capacitação com as novas tecnologias e conhecimentos necessários à prática profissional. Já para o mercado, a importância se dá por ter à disposição profissionais qualificados, com a possibilidade de identificar o perfil mais adequado, em termos de conhecimento, experiências e habilidades”, pontua.
Em suma, o foco da Certificação ANEFAC Controller (CAC) está nos profissionais que primam pela educação continuada e que buscam se aperfeiçoar por meio do estudo e da dedicação para alcançar o nível mais avançado de capacitação através das certificações.
A previsão é que em breve a certificação seja lançada. Neste momento, a comissão, que foi formada, está trabalhando por meio de uma agenda elaborada que visa identificar os atributos mínimos que um programa de certificação deve possuir, para ser respeitado e valorizado pela comunidade profissional, de acordo com os propósitos e valores da ANEFAC. O objetivo é também concluir esse projeto, com excelência, com a maior brevidade de tempo possível. Assim que as etapas tiverem sido concluídas, o projeto será amplamente divulgado.