Transformação digital pode ajudar o seu negócio a aumentar receita e margens de lucro, além de te dar mais vantagem competitiva
As tecnologias de automação ajudaram a transformar o setor financeiro e contábil, como bancos, empresas de seguros e prestadores de serviços de contabilidade em todo o mundo. As empresas estão adotando a transformação digital como estratégia principal para aumentar receitas e margens de lucro gerais. Existem vários benefícios advindos das estratégias digitais, como maior segurança e agilidade nos fechamentos contábeis e entrega dos resultados, além de melhorar o gerenciamento de riscos financeiros, para empresas que empregam automação em suas operações diárias.
Após adotar a transformação digital, as empresas relatam um aumento na velocidade dos processos, precisão e redução no custo operacional. A automação também melhorou a eficiência dos processos de negócios que anteriormente exigiam interações manuais e, ainda, aprimorou a experiência do cliente. No mundo competitivo de hoje, os papéis das pessoas, envolvidas em finanças e contabilidade, estão evoluindo e exigem investimentos significativos na adoção de tecnologia para permanecerem lucrativos no longo prazo. Além disso, as mudanças nas necessidades dos consumidores e suas crescentes expectativas podem forçar qualquer organização a repensar seus modelos de negócios e começar a oferecer seus serviços por meio de plataformas digitais.
Obtendo vantagem competitiva automatizando processos financeiros
Vários processos financeiros podem ser facilmente automatizados com a implementação do conjunto certo de tecnologias. Bons exemplos desses processos incluem reconciliação bancária, contas a pagar, abertura e fechamento de contas, conformidade e relatórios fiscais, faturamento e gestão de despesas. A automação pode reduzir significativamente os erros quando se trata de criação de faturas e garante o processamento de pagamento de ponta a ponta, economizando tempo e dinheiro. Os profissionais de contabilidade gastam uma quantidade enorme de tempo revisando e validando manualmente as transações. A automação das reconciliações bancárias pode não apenas reduzir sua carga de trabalho, mas também permitir que eles se envolvam em outras atividades importantes para o crescimento dos negócios.
Como bons exemplos dos principais casos de uso de automação em finanças e contabilidade, podemos citar:
- Contas a pagar e contas a receber
Há muito o que acompanhar no gerenciamento de Conta a Pagar e Receber. Essas rotinas exigem várias tarefas repetitivas baseadas em regras. A automação é capaz de configurar processos para diferentes fornecedores e clientes, processar pagamentos e recebimentos, enviar notificações de pagamento pendentes e muito mais.
- Faturamento
O processamento manual da fatura pode levar de quatro a 16 dias, dependendo do grau de atividades manuais envolvidas no processo de cada empresa. No entanto, automatizando o processo de faturamento, as empresas podem monitorar recibos, extrair dados, criar e enviar faturas personalizadas, enviar lembretes e muito mais em apenas alguns minutos.
- Reconciliações
Elas são uma parte importante de todos os processos contábeis. Garantem que os registros estejam de acordo e apareçam com precisão nas demonstrações financeiras. A automação permite rápida verificação e reconciliação de saldos e cria relatórios ideais para revisão e aprovação.
- Conformidade e relatórios
A automação ajuda na captura e manipulação de dados para dar suporte a relatórios regulatórios. Também permite que as áreas de finanças e contabilidade criem uma trilha ou relatórios de auditoria e obtenham confirmação de recebimentos.
Além de garantir precisão e consistência nas informações financeiras, a automação desses processos diminuirá o estresse de sua equipe de finanças e contabilidade e proporcionará uma melhor experiência aos seus clientes. Ao invés de ter que examinar várias planilhas, com a automação financeira, você pode colocar seu departamento financeiro e contábil para analisar e interpretar informações financeiras e ajudar no crescimento da empresa.
Com tantos desafios, trabalhando em um dos sistemas tributários mais complexos do mundo, com um cenário tecnológico e legal em constante evolução, as empresas são pressionadas a agir de forma menos reativa sendo mais eficientes e flexíveis. Um plano de automação representa a continuidade dos negócios na era digital que já chegou!
Artigo escrito por Dulce Siqueira, que é gerente de soluções digitais na Viaflow.