Expansão integrada e orgânica são metas da RD
Melhorar a produtividade, a governança corporativa e a capacitação dos funcionários é o pensamento da RD, pois a empresa acredita que é o que garante a excelência em atendimento ao cliente. “Transparência é algo que a prezamos muito. Nossos valores estão baseados em eficiência, ética, inovação, relações de confiança e visão de longo prazo. Temos um propósito que é cuidar de perto da saúde e do bem-estar das pessoas em todos os momentos da vida. Isso é levada a sério, diariamente, na RD. Quem trabalha na empresa sente isso, o cliente que frequenta as nossas lojas, também. Isso é transparência. Sem isso, uma empresa não sobrevive atualmente”, explica Oliveira.
Expansão integrada e orgânica
Umas das principais estratégias da RD está no sistema integrado das lojas, dos centros de distribuição e da matriz. Com 1.700 lojas, espalhadas em 22 estados, com mais de 32 mil funcionários e 9 centros e distribuição, a empresa precisa investir em tecnologia para atender as necessidades diárias do negócio. Em 2017, foram inauguradas um total de 210 filiais e para 2018 e 2019, serão mais 240 unidades por ano, ou seja, 480 lojas em dois anos. Mas a preocupação é que isso seja dentro de um modelo de negócio sustentável e por meio de expansão orgânica.
A RD também é uma das líderes no Brasil em televendas e e-commerce. Apesar de ainda operar de forma segmentada em relação à sua operação de lojas, a empresa está no rumo da multicanalidade. “Implantamos a troca em loja, que permite ao cliente trocar o produto adquirido pela internet na loja física. Temos aplicativos para celulares que facilitam a vida do cliente e, recentemente, lançamos o serviço Compre e Retire, que permite ao consumidor comprar o produto no site ou no aplicativo para retirar na loja após uma hora da compra ser aprovada. Nós acreditamos que a loja física e o e-commerce se complementam e a combinação dos dois é benéfica para o consumidor”, detalha o diretor de controladoria e finanças.
Para ele, ainda há muito espaço para o crescimento do varejo farmacêutico no Brasil, principalmente no Nordeste, Norte e Centro-Oeste. “E há uma transformação ocorrendo com a população brasileira que é muito relevante. O número de idosos no Brasil deve dobrar ao longo dos próximos quinze anos. A expectativa de vida da população aumenta e as pessoas buscam mais qualidade de vida e bem-estar, portanto, aquele que consegue entregar o melhor nível de serviço aos clientes está se destacando. Entendemos que essa mudança de visão do consumidor é muito importante e somos pioneiros nela, pois as lojas da Droga Raia e Drogasil já são locais de saúde, prevenção e bem-estar e, não somente um dispensador de medicamentos”, diz.
A visão que norteou a formação da RD, em 2011, foi o compartilhamento de ativos e competências complementares entre duas marcas: Droga Raia e da Drogasil. A empresa mapeou tudo que era crítico das plataformas de ambas e fez um upgrade, preservando todas as funcionalidades a serem compartilhadas entre as duas redes. Para Oliveira, essa ação se tornou uma das maiores vantagens competitivas para os anos seguintes, a outra vantagem competitiva, foi o investimento em pessoas qualificadas e motivadas. Ele ainda ponta que além disso, no atendimento ao cliente, apostaram em formatos diferenciados, com conceitos avançados de gestão de categorias. E ainda, revisam toda a segmentação de lojas, de forma a otimizar o sortimento e a precificação de cada unidade ao perfil dos clientes e ao ambiente competitivo.