Já iniciamos a segunda metade do ano, estamos a alguns meses para que o ano de 2020 fique para trás. Mas, será que ele ficará? Realmente, ainda não sabemos, o que temos certeza é que deixará marcas profundas tanto nas pessoas como nas empresas.
Estamos cansados e ensaiando a nossa volta à normalidade, pelo menos algumas empresas e pessoas estabeleceram o retorno a parte de suas atividades, de forma gradual e segura, mas já se reunindo presencialmente. O comércio, um dos mais afetados, começa a estabelecer os primeiros passos de um retorno da sua atividade, assim como o turismo e outros que pararam por meses.
Devemos com certeza cuidar das questões atuais de restabelecimento, mas sermos responsáveis. A economia precisa voltar a girar no país, disso não temos dúvidas, mas cada um deve fazer a sua parte, de nada adianta ir a um restaurante, por exemplo, se não adotarmos as medidas de saúde necessárias de ambos os lados: consumidor e proprietário. Não podemos descuidar e possibilitar que os números de contágios continuem subindo. Precisamos ser cautelosos.
Temos observado muitas empresas adotando o modelo home office de modo permanente, por enquanto. Adaptaram os seus modelos de negócios e estabeleceram estratégias de acordo com a nova realidade. Sabemos que este cenário ainda é complexo para alguns negócios, mas não podemos parar diante das adversidades, devemos sim buscar soluções, cada um de acordo com o produto ou serviço que desenvolve e oferece. O que podemos sugerir é buscar parcerias com outras empresas, estabelecer novos negócios e atividades. Buscar conhecimento e estar disposto a pensar fora da caixa. Tecnologia de nada adianta se a mentalidade dos líderes e liderados não mudar.
Na ANEFAC, podemos contribuir com atualização profissional, por meio do Educa ANEFAC www.educaanefac.org.br e de todos os nossos canais de comunicação, onde trazemos os mais atuais assuntos à discussão como forma de prover informação aos executivos do mercado. Também por meio do Conecta ANEFAC, que promove a parceria entre empresas e pessoas, levando as mais diversas soluções e análises que poderão auxiliar cada um de acordo com a sua necessidade, além disso, elaboramos uma série de atividades para esse término de segundo semestre que você confere no vídeo aqui abaixo.
Iniciamos também a premiação do Troféu Transparência – Prêmio ANEFAC . FIPECAFI – que chega a sua 24ª edição com as empresas mais transparentes do Brasil. Com o tema transparência gera valor, acreditamos que o que precisamos agora é, acima de tudo, transparência como forma de gerar mais valor aos negócios.
Nesta edição da Revista ANEFAC, ainda temos uma série de reportagens sobre os mais diversos temas que podem te auxiliar nessa retomada dos negócios.
Boa leitura!
Milton Toledo, presidente nacional ANEFAC